Guia dos Dentes

A importância de saber utilizar o fio dental

Por Redação Doutíssima 06/01/2014

Portrait of beautiful woman with dental floss

Sempre ressalto a importância da higiene dental que deve ser realizada diariamente e de forma eficiente. Muitos pacientes não tem a menor noção de como deve higienizar os dentes e eu entendo que não é fácil mas precisamos de uma consulta odontológica para que o dentista ensine tudo que deve ser feito durante a higiene dental e o fator que eu classifico como o que os paciente mais fazem errado é com relação a utilização do fio dental.

MINOLTA DIGITAL CAMERA

Quando falo de higiene bucal diária falo de fatores como:

– Escovação dentária que engloba a pasta dental e a pasta dental.

– Utilização de fio dental.

– Possíveis bochechos com antisséptico bucal.

fioo-5

Hoje vou me deter somente no fator da utilização do fio dental que já é algo bastante difícil para muitos. O fio dental é a parte mais demorada da higiene dental e a que precisa de uma técnica bem aplicada para poder ser eficiente. Não vou explicar a técnica pois já conversamos sobre ela aqui em nosso site. Você pode procurar nossa publicação sobre como utilizar o fio dental.

No que diz respeito a importância de saber utilizar o fio dental, precisamos entender que o local de ação do fio dental é específico e não pode ser limpo por outros acessórios que não sejam o fio dental. Existem acessórios para complementar essa higienização mas nenhuma age como o fio dental.

É imensa a quantidade de cárie interproximal que chegam diariamente nas clínicas. Pacientes que nunca desconfiaram que poderiam ter cárie mas esqueceram que existem lugares entre os dentes que não foram bem limpos e acabaram por acumular restos de alimentos o que provocou a cárie interdental. O fio dental precisa ser passado somente uma vez ao dia e normalmente, aconselho para meus pacientes que façam isso em um momento mais calmo e tranquilo.

Se os restos de alimentos não forem removidos diariamente, ocorrerá o acúmulo deles entre os dentes o que vai provocar processos químicos que liberam substâncias nocivas ao dente e à cavidade bucal além de alterar a saliva e causar problemas gengivais.

fio--4

O fio dental precisa ser bem utilizado, hoje existem vários acessórios que podem ser associados ou mesmo as fitas dentais. Você precisa se empenhar na hora da higiene bucal e terá como resultado, uma boa saúde bucal e a necessidade, somente, de consultas periódicas com o dentista ao invés de precisar fazer tratamentos caros ou doloridos. Com saúde bucal não se brinca.