Relacionamento > Saúde Mental > Sexualidade

Você é viciado em sites de relacionamentos?

Por Redação Doutíssima 06/01/2014

16022011 VICIADO NA INTERNET LUIS CARREGA

“Por uma noite ou por toda a vida”, “um parceiro sob medida para atender você” … muitos de nós fantasiamos sobre encontrar o pote de ouro no fim do arco-íris des amores prometidos nos sites de relacionamento na Internet. Mas tome cuidado, pois esses sites estão crescendo cada vez mais e em risco a criação de uma nova geração de viciados. Para todos que estão sempre conectados nesses tipos de sites, é melhor começar a dimunir o ritmo. Veja aqui se você é viciado em sites de relacionamentos.

“Eu não consigo fazer mais nada. Antes de ir para a cama eu verifico meus e-mails, e de manhã, quando eu acordo também “, admite Phillip, 32. “Descobrir o que está escondido atrás de um nome de usuário é loucamente emocionante”, confessa Virginia, 35.

Criar um perfil, conversar livremente e conhecer estranhos em sites de relacionamentos está se tornando um passatempo cada vez mais popular. Essas escapadas virtuais são como lojas abertas 24 horas aonde tem sempre clientes, a qualquer hora do dia.

Nos Estados Unidos por exemplo, o uso de sites de relacionamentos aumentou de 33% para 73% e na Europa tem mostrado um aumento moderado nos usuários, bem como um crescimento de 17,5% no número de usuários no Meetic, um site de relacionamento europeu criado em 2009. Os usuários mais engajados são solteiros é claro, e à procura de um relacionamento duradouro, mas isso não é tudo.

Existe agora uma nova geração de viciados em livros de auto-ajuda: solteiros e casais, com contas em sites de relacionamentos. Descubra como uma simples diversão pode se transformar em uma compulsão doentia.

Parece que estamos cercados por casais ‘duradouros’ que se conheceram através de sites de relacionamento. No entanto, se o amor parece ser um porto seguro em tempos de crise, então o sexo é também. E para potenciais viciados em sexo, sites de relacionamentos não são necessariamente uma bênção. Os sites de relaciomentos podem incentivar o vício sexual, e para alguns, tornando-se consciente de que este é a chave para liberação.

A terapeuta sexual Brigitte Martel diz: “A pesquisa mais avançada com base em uma lista de critérios inclina-se para objetivar as pessoas, e deixa muito pouco espaço para realmente conhecer alguém no mundo real.” O resultado é que os usuários dos sites de relacionamento, muitas das vezes não olham para uma pessoa real, mas um conjunto de critérios. Essa busca pode vir a ser interminável, onde o ideal simplesmente não existe.

Haverá sempre uma questão que está não estará respondida, juntamente com os fraudadores, que mentem sobre sua idade, usam uma foto falsa etc. Há muitos obstáculos para aqueles que estão à procura de um relacionamento duradouro, mas, em contrapartida, esses obstáculos não importa muito para os viciados que são atraídos em namoro compulsivo e para alguns, existem vários encontros sexuais neste caminho.

Catherine Blanc e outros especialistas concordam que a compulsão sexual vem de um problema com a identidade. A imagem narcísica é fraca e vazia de algo que a pessoa procura para substituir com uma espécie de sexualidade onde o outro é muitas vezes objetivado “Este é o lugar onde um certo interesse em sites de namoro vem, conta Brigitte Martel:” Eles procuram acalmar essa ansiedade, proporcionando uma resposta para ela ou melhor, a ilusão de uma resposta, que é constantemente renovada com o encontro sexual “

Ao fornecer uma escolha quase ilimitada e muitas opções para encontrar novas pessoas que vão atender as expectativas do viciado, o site de namoro nunca falha em sua missão. A satisfação que ele traz tem um preço, porém, além de taxas de adesão. Custo pessoalmente também. Ter um perfil em um site de namoro faz com que seja necessário estar sempre conectado e manter a verificação constantemente.

“Estar constantemente à procura e criar contas em sites de relacionamentos pode levar até uma quantidade ridícula de tempo, e, em casos extremos, faz com que haja alienação do mundo físico,” Afirma Brigitte Martel. A criação de um perfil, conversas pela internet e organização de reuniões podem se tornar uma actividade a tempo integral, para alguns, e pode levar ao corte de contato com a família e amigos. Um vício tem certos sinais, e detectar estes, a fim de tentar identificar o problema, com a ajuda de um psicoterapeuta muitas das vezes é o primeiro passo para uma solução.