Clínica Geral

O que é disbiose intestinal?

Por Renata Rodrigues de Oliveira 07/01/2014

desenho-disbiose

 

Seu intestino é preso? Irregular? Solto demais? Então com certeza vale a pena descobrir o que é a disbiose intestinal.

 

Ela é definida como um estado de mudanças na qualidade e na quantidade da microbiota intestinal, da sua atividade metabólica e do seu local de distribuição, ou seja, aumento das bactérias patogênicas no intestino.

 

Essa situação altera a mucosa intestinal, provocando aumento da permeabilidade a açúcares intactos e diminuição na seletividade na absorção de outras substâncias, como toxinas, bactérias, proteínas ou peptídeos não digeridos que ativam o sistema imunológico e o levam à fadiga.

 

 

Além dessas alterações, a disbiose pode ser causa ou coadjuvante no desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, bem como pancreatites, obstipação (a famosa “prisão de ventre”), diarréia, alergias e intolerâncias alimentares, infecção vaginal recorrente, fibromialgia, mudança de humor, fadiga, síntrome do cólon irritável, câncer e por aí vai.

 

Entre as causas da disbiose, podemos citar: parto, hospitalização, uso de medicamentos, estresse psicológico, idade e dieta.

 

Quais os sintomas? Entre eles estão a distenção abdominal, queimação e flatulência logo a pós a refeição, indigestão, diarréia, constipação, sensação de empachamento após comer, restos alimentares mal digeridos nas fezes, língua branca e mau hálito.

 

O tratamento é feito principalmente através da alimentação. No início, devem-se retirar todos os alimentos possivelmente alergênicos e substituí-los por uma alimentação adequada, além do uso de probióticos.

 

Portanto, se você tem algum desses sintomas, vale a pena procurar seu nutricionista para esclarecer dúvidas e montar um plano alimentar adequado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!