Primeiros Socorros

Como aliviar a coceira da catapora

Por Redação Doutíssima 07/01/2014

Catapora é altamente contagiosa e atinge principalmente as criançasA catapora é uma doença infecciosa aguda, comum na infância, altamente contagiosa, causada pelo vírus varicela-zóster, também conhecido como HHV3. A doença tem consequências muito incômodas, como as bolhas e a coceira intensa. Com a coceira intensa causada pelas bolhas, é muito difícil para os pacientes de evitar de se coçar. No entanto, coçar comporta riscos: lesões, infecções, cicatrizes visíveis. Mas o que fazer quando o seu filho pega a doença? Como aliviar a coceira da catapora? A medicina alternativa pode ajudar no alívio da coceira. Saiba mais!

Os banhos frescos podem aliviar a coceira (2 vezes por dia)

Para evitar estes inconvenientes, os médicos recomendam a administração de banhos com bicarbonato de sódio ou com a adição de farinha de aveia, 2 vezes ao dia:

  • Prefira os banhos frescos, quase frios, para aliviar os sintomas
  • O banho com bicarbonato ou aveia permite de lutar contra as coceiras insuportáveis da catapora
  • É importante enxaguar bem e secar o corpo após o banho, para evitar os fenômenos de maceração.
  • Procure fazer a secagem com pequenas batidinhas com uma toalha macia, pois é necessário evitar de esfregar as feridas.

 

Aliviar a catapora com anti-histamínicos

Os anti-histamínicos podem ser prescritos pelos médicos para aliviar a coceira da catapora, pois estes medicamentos possuem um efeito muito significativo na redução da sensação de coceira pelo corpo. Outros tratamentos podem ser feito ao mesmo tempo. Em todo caso, consulte um médico e pergunte sua opinião quanto aos tratamentos alternativos.

 

Tratamentos para evitar

A utilização do talco é estritamente contraindicada e deve ser evitada: longe de aliviar a coceira, o talco pode ser o principal agravante da doença e o responsável por infecções e lesões sobre as bolhas.

Durante a manifestação da doença, evite a aplicação de cremes, loções e pomadas que não tenham sido prescritos pelo médico.

 

Roupas para aliviar a coceira

Medidas simples também podem diminuir a intensidade da coceira. O paciente deve se vestir com roupas soltas, confortáveis e leves:

  • Recomenda-se usar roupas de algodão
  • É preferível evitar ao máximo o contato das roupas com as lesões, pois elas podem representar um peso, mesmo que mínimo, o que acentuaria o desconforto
  • O indivíduo deve também evitar a exposição ao sol

Quanto ao sol, a relação de causa e efeito, entre o agravamento da coceira, problemas de cicatrização não foram comprovadas, mas parece preferível evitar a exposição ao sol, pois o calor causaria suor, o que poderia aumentar a coceira.