Clínica Geral

Hidrocele congênita em meninos

Por Redação Doutíssima 07/01/2014

bebe-menino-moreno

O que é uma hidrocele?

A hidrocele é um acúmulo de líquido aquoso em torno de um ou ambos testículos. Isso faz com que o escroto ou virilha inchem. Um bebê já nasce com a hidrocele congênita, ela também pode ocorrer mais tarde na vida por várias razões. Este tópico é sobre hidroceles congênitas, que são comuns em recém-nascidos do sexo masculino. O inchaço de uma hidrocele pode parecer assustador, mas geralmente não é um problema. Ele provavelmente vai embora no momento em que o bebê atingir os 2 anos de idade.

O que causa uma hidrocele congênita?

Um mês antes do nascimento, os testículos de um bebê se movem da região da barriga para baixo na região do escroto, junto com um pouco de revestimento da área da barriga. O revestimento encolhe-se, deixando um pequeno espaço vazio em torno dos testículos. Este espaço fecha normalmente até pelo tempo que um bebê chega nos 2 anos de idade.

Às vezes, há vazamentos de fluido no espaço, preenchendo-o como um pequeno balão de água. Isto é uma hidrocele. Quando o espaço se fecha e prende o líquido dentro, ele é chamado de hidrocele não-comunicante. Normalmente, o corpo absorve o fluido ao longo do tempo.

Se o espaço não fechar-se da maneira que deveria, o fluído se move para trás e para a frente entre o escroto e região da barriga. Isso é chamado de hidrocele comunicante. O inchaço vem e vai. Este problema geralmente é corrigido com a cirurgia para ajudar a evitar uma hérnia na virilha.

Outro tipo de hidrocele é uma hidrocele do cordão espermático. Ela está localizada na parte superior do escroto. O líquido é absorvido normalmente dentro de alguns meses, e o mais tardar até 1 ano de idade ou 2. A hidrocele do cordão pode ser confundida com uma hérnia inguinal.

Quais são os sintomas?

O sintoma mais comum é um escroto inchado. O inchaço não dói. Se o seu filho parecer estar em dor, chame um médico. A dor pode significar que o seu filho tem uma hérnia ou outro problema.

Como é o diagnóstico?

Médicos diagnosticam uma hidrocele congênita durante um exame físico, que inclui perguntas sobre a saúde da criança. O inchaço é muitas vezes fácil de ver, de modo que a hidrocele se torna fácil de identificar. Mas o médico vai querer descartar outras condições.

Como é o tratamento?

Na maioria das vezes, tudo que você precisa fazer é prestar atenção para as mudanças no inchaço. Se o inchaço torna maior ou se ele vem e vai, informe o seu médico.

Seu filho pode precisar de cirurgia para remover o líquido se: ele ainda tem a hidrocele aos 2 anos de idade e o inchaço provocar dor e piorar.