Guia dos Dentes

Mordeu a língua? Saiba o que fazer para resolver

Por Redação Doutíssima 07/01/2014

morder-5

Se tem uma dor que faz qualquer um chamar aquele palavrão é a dor de quando mordemos a língua, o lábio ou mesmo as bochechas. Quem nunca mordeu com toda força a língua quando estava comendo ou mastigando um chiclete ou quem estava falando de forma empolgada quando de repente quase arrancou um pedaço do lábio. Para esses momentos você precisa saber o que fazer e minimizar a dor ou o problema que pode ser causado pela mordida. Então se você mordeu a língua ou qualquer parte da boca, por acidente, vou lhe ensinar tudo que precisa para poder passar da melhor forma possível por esse problema.

morder-1

O que você precisa fazer para minimizar a dor e os problemas que podem ser causados?

– Assim que morder a língua ou as bochechas ou mesmo o lábio, o mais importante é pensar em algo gelado. Seja beber água gelada ou colocar uma pedra de gelo em cima, um sorvete ou mesmo colocar uma garrafa que esteja gelada sobre o local. Os efeitos do “gelado”  são bem confortáveis no que diz respeito à dor e minimizam as consequências.

– Medicamentos específicos para machucados ou ferimentos na boca são comumente usados. Pacientes que possuem medicamentos como pomadas para tratamento de aftas podem ser utilizadas para tratar a dor e o sintoma. Existem pomadas analgésicas que são muito recomendadas mas difíceis de comprar e você precisa conversar com seu dentista que vai lhe ajudar.

morder-2

– Alguns pacientes colocaram um pouco de pasta dental e dizem que o resultado com relação a redução da dor são significativos. Outros comentam sobre a colocação de um pouco de mel sobre o local ou mesmo de manteiga. Cada um tem sua experiência em relação à odontologia natural, cabe a você decidir se ela lhe ajuda ou não.

morder-4

São várias as síndromes ou doenças sistêmicas que tem dentro de seus sintomas o fato de o paciente morder a língua e esses conselhos podem ser utilizados para esses pacientes também. Mesmo dentro de problemas psicológicos você pode encontrar casos de pacientes que se mutilam de forma involuntária e sofrem bastante com essas feridas causadas pela mordida de estruturas bucais.

morder-3

Espero que tenha ajudado com essas dicas, seja para os casos mais simples que acontecem de forma mais rara ou para os casos de pacientes que sofrem comumente com o problema. Tenha sempre um dentista por perto que você confie e faça consultas regulares para prevenir problemas graves.