Guia dos Dentes

Pastas clareadoras: será que elas realmente funcionam?

Por Redação Doutíssima 07/01/2014

clareadora-5

Temos falado constantemente sobre as pastas clareadoras dentais; como utilizar, seus efeitos e efeitos colaterais causados por elas. Hoje quero me deter somente na questão de sua aplicabilidade e funcionalidade. Vamos descobrir se as pastas clareadoras realmente funcionam ou se são somente um golpe de marketing das grandes empresas de produtos odontológicos.

clareadora-4

Temos que começar nossa conversa pelo fato de essas pastas terem um processo de ação completamente diferente dos clareamentos ou branqueamentos dentários profissionais. Os clareamentos dentais funcionam com ação dos famosos peróxidos como o de hidrogênio ou o de carbamida que agem de forma mais profunda na estrutura do dente com uma cadeia de reações químicas, controladas pelo dentista e que realmente removem manchas, sujeiras ou alterações de coloração dos dentes. É um tratamento com efeitos colaterais conhecidos e facilmente controlados. O clareamento a laser e o caseiro agem por mecanismos semelhantes e são realmente eficientes. Aqui encontramos somente o problema do tratamento descontrolado que vai causar efeitos colaterais graves e alguns, permanentes ou com necessidade de realização de tratamento de canal.

clareadora-1

Os clareamentos devem ser feitos com um dentista que vai individualizar o tratamento e controlar a ação dos peróxidos de acordo com a qualidade dos minerais do seu dente, condição da sua gengiva ou mesmo grau do comprometimento da coloração do dente.

Entrando no assunto das pastas clareadoras, existe uma ação bem parecida nas diferentes pastas, marcas e mecanismos. Existe uma variação dos componentes de ação mas tudo gira em torno de algum grau de abrasão ou leve desgaste dentário. As pastas dentais agem auxiliando na ação superficial de abrasão microscópica das estruturas minerais do dente. Por causar um leve desgaste dentário, se não utilizada de forma correta, vai causar problemas como sensibilidades dentárias que são muito dolorosas.

clareadora-2

Para responder à pergunta que nos propomos hoje: é claro que as pastas clareadoras funcionam mas para casos específicos e bem indicados. Não é só comprar a pasta no supermercado e sair usando quando e na quantidade que quiser. Você precisa do dentista que vai escolher a pasta clareadora apropriada, vai lhe ensinar como usar e quando usar. São pastas dentais de tratamento que não podem ser utilizadas de qualquer forma como as pastas “normais”.

Utilizo bastante essas pastas para casos de manutenção de um clareamento a laser profissional ou associado ao clareamento caseiro supervisionado pelo dentista.

clareadora-3

Como muitas coisas na vida, elas são de várias marcas e concentrações e somente seu dentista poderá lhe ajudar a utilizar com segurança as pastas clareadoras.