Guia dos Dentes

Viva mais e melhor com a odontologia

Por Redação Doutíssima 07/01/2014

idoso-1

A longevidade da população Brasileira, em geral, tem aumentado e junto com ela, uma parcela da população está conseguindo viver mais e melhor, com qualidade de vida. Os nossos idosos já são parte considerável da população e isso se reforça em países Europeus que possuem um cuidado especial com sua população idosa. O que poucos sabem é que a odontologia pode contribuir tanto no aumento da longevidade quanto na melhor qualidade de vida na idade mais avançada.

idoso-5

São vários os dados que demonstram esse pulo na longevidade da população como as análises mais recentes do IBGE que mostram que a expectativa média de vida da população aumentou de 63 anos em 1980 para incríveis 75 anos em 2013. E o mais incrível nisso é que por se tratar de uma análise média, podemos ter certeza que existem muitos Brasileiros por ai com mais de 75 anos e que vivem muito bem.

Nesse momento da vida que a odontologia se torna importante. É claro que um paciente com essa faixa etária já possui uma série de problemas periodontais, dentários e bucais. Tenho 100% de certeza que a cavidade bucal é um dos pontos mais utilizados nessa fase na qual a gastronomia é muito apreciada.

idoso-2

A odontologia chegou ao ponto de não mais precisar de próteses que se movem quando o paciente fala ou se alimenta. As gengivites e periodontites que antes perseguiam os idosos e os faziam perder seus dentes são facilmente controladas pela periodontia e posteriormente associadas a procedimentos estéticos e funcionais que deixam nossos idosos com dentição de adolescente.

O sistema de raspagem periodontal com equipamentos que utilizam o ultrassom veio para facilitar; anestesias e vasodilatadores que proporcionam o conforto para um tratamento tranquilo mesmo para os mais nervosos ou medrosos. O paciente idoso pode contar com anestesias específicas para pessoas hipertensas, com alterações de glicemia ou mesmo com sensibilidades a determinados medicamentos. Uma especialidade foi criada somente para tratar nossos idosos e poder ensinar a dentistas que buscam o atendimento especializado ao idoso de forma mais completa e individualizada.

idoso-3

A entrada para o organismo é a boca e o idoso precisa desse conforto para se alimentar ou falar. É um processo lento de degeneração que acontece com o organismo que o dentista pode controlar. Todos os idosos precisam de tratamento dentário periódico com consultas de 6 em 6 meses, no máximo. Problemas periodontais precisam ser resolvidos rapidamente e dentes que não existem mais precisam ser recolocados com próteses fixas ou implantes dentários.