Saúde

10 descobertas médicas que soam como ficção científica

Por Redação Doutíssima 08/01/2014

Na maioria das vezes, as notícias que sai das universidades de pesquisa e hospitais soam muito esperançosas: aqui foi descoberto um gene que, talvez, poderia acabar com a obesidade. Esta via da proteína recém-descoberta pode, talvez um dia, curar o câncer. Será que algum dos milhares de estudos publicados a cada ano realmente resulta em uma mudança significativa na vida de alguém?

Pelo oitavo ano consecutivo, a Cleveland Clinic selecionou 10 tecnologias e  descobertas médicas que já estão fazendo um impacto. Confira a tecnologia do futuro, que já está à nossa porta:

Robot Doctor

O olho biônico

O “Argus ll” leva um sinal de vídeo de uma câmera embutida em óculos de sol e sem fios transmite essa imagem para implantes nas retinas de pessoas que perderam a visão. Apesar de ter sido disponível na Europa desde 2011, o olho só foi aprovado nos Estados Unidos no começo do ano passado. “Isso é realmente como uma tecnologia do Star Trek,” diz o Dr. Roizen.

O sistema não é perfeito. Ele permite que uma pessoa cega recupere funções básicas, como andar em uma calçada sem pisar fora de um meio-fio, e distinguir meias brancas das pretas. Além disso, como a própria retina cura sobre o implante, a qualidade de visão diminui. Atualmente o Argus ll é apenas aprovado para as pessoas que perderam a visão da retina pigmentosis – que afeta 1 em 4.000 americanos. Mas a tecnologia poderá em breve ajudar os mais de 1,75 milhões de pessoas que sofrem de degeneração macular.

As impressões digitais do câncer

Nem todos os cânceres são igualmente letais – um câncer na próstata significa uma taxa de sobrevivência maior do que um tumor maligno no cérebro, por exemplo. Mas mesmo o câncer de próstata vem em vários tipos, que vão desde gerenciável até um estado muito ruim. Ao analisar o genoma de um tumor, os médicos podem agora identificar se um cancro é sensível a uma determinada quimioterapia, ou uma que não responde a todos os tratamentos atuais. Saber o subtipo pode significar saltar diretamente para um experimento clínico que poderia salvar sua vida.

O para- ataques

Para os 840mil epiléticos que sofrem de convulsões repentinas, incontroláveis, o NeuroPace é como “um desfibrilador para o seu cérebro,” diz o Dr. Roizen. O sistema inclui sensores implantados no cérebro que podem detectar os primeiros tremores de um ataque iminente. Em seguida, ele envia pulsos elétricos que combatem os próprios sinais Haywire do cérebro, impedindo a apreensão em suas trilhas. Ainda mais impressionante: O NeuroPace pode ser aperfeiçoado pelos médicos com base em seu desempenho. No primeiro ano em que ele estava disponível, crises convulsivas foram reduzidas, em média, 40 por cento, e dois anos mais tarde, elas caíram para 53 por cento.

A cura da hepatite

Até recentemente, o tratamento para a hepatite C se enquadrava na categoria de bom mas não ótimo, com apenas cerca de 70 por cento dos pacientes sendo curados. E isso foi depois de 48 semanas em um regime estrito de remédio anti-viral , incluindo injeções de interferon – que provoca uma série de efeitos colaterais debilitantes. Mas a nova droga Sofosbuvir é um assassino muito mais potente de hepatite C, com sucesso em até 95 por cento dos pacientes. Ainda mais, o medicamento deve ser administrado por apenas 12 semanas, sem injeções de interferon.

O Ipad anestesista

Cirurgiões podem obter mais glória, mas anestesistas provavelmente fazem o papel mais importante em te manter vivo durante uma cirurgia. Ele é a última pessoa que você vê antes de você entrar em um sono tão profundo medicado que você nem percebe que seu corpo está sendo aberto. Entre manter o controle de sua frequência cardíaca, respiração e as funções cerebrais, um anestesista também precisa estar familiarizado com as ocorrências do processo, para que eles possam ajustar sedativos e analgésicos sem causar complicações. Os novos “sistemas de gestão de informações perioperatórios” incluem softwares em computadores habilitados para touchscreen que pode alertar os médicos se as coisas estão indo para baixo, manter o controle de fluxos de trabalho do cirurgião, e documentar cada etapa do procedimento. Todos são essenciais às cirurgias que duram até 16 horas  e os médicos precisam passar o papel para um novo par de olhos.

fecal-transplant

O transplante fecal

A idéia de levar cocô de outra pessoa e dar-lhe uma nova casa em seu próprio cólon pode parecer repugnante, mas o tratamento tem se mostrado extremamente eficaz na cura de infecções de C. difficile – bactérias desagradáveis que mata 15 mil pessoas por ano. Animem-se : o desperdício de alimentos digeridos nas fezes não é em si a cura. Você estára simplesmente ganhando algumas das bactérias benéficas que vivem no intestino do doador.

“As bactérias produzem proteínas que estão envolvidas em muito mais doenças do que imaginávamos”, diz Dr. Roizen. Ainda está com nojo? Pesquisadores do Canadá desenvolveram um método para entregar apenas as bactérias – não fazes – através de uma pílula oral.

O hormônio que salva corações

Cerca de 1 em cada 4 pessoas que estão hospitalizadas por insuficiência cardíaca não duram muito mais tempo do que um ano. Mas uma nova droga chamada Serelaxin elevou as chances de sobrevivência em até 37 por cento, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia. É uma versão sintética do hormônio relaxina, que é produzida por mulheres grávidas para ajudar com o aumento do stress de carregar um feto. “Ele não só abre os vasos sanguíneos para fornecer oxigênio aos órgãos, mas tem propriedades anti-inflamatórias”, diz Dr. Roizen.

O médico robô

Se você está passando por uma colonoscopia, você vai querer algo para tomar garganta à fora. Mas mesmo um sedativo leve para ajudá-lo a adormecer requer a presença de um anestesista, o que se traduz, para 1 bilhão de dólares em despesas médicas adicionais, de acordo com um estudo no Jornal da Associação de Medicina Americana. Aí que entra o Sedasys: um computador com um anexo que mede a quantidade correta de sedativos e monitora os sinais vitais. Ele inclui ainda um fone de ouvido para acordar os pacientes, se necessário. Isso permite que os médicos controlem uma sedação leve e moderada por conta própria, com um único anestesista supervisionando vários pacientes. ” Se o médico de Michael Jackson utilizasse o equipamento, Michael Jackson ainda estaria vivo hoje”, diz o Dr. Roizen.

O melhor teste de risco de ataque cardíaco

Hoje você tem um teste de colesterol para avaliar seu risco de ataque cardíaco, mas em breve você vai estar mais preocupado com o seu nível de trimetilamina N- óxido (TMAO). Por quê? Pessoas com seu alto nível no sangue tem 2,5 vezes o risco de um ataque cardíaco em comparação com aqueles com os mais baixos níveis, de acordo com um estudo recente no jornal de medicina de New England. TMAO é um composto produzido por bactérias do seu intestino – sim, as mesmas envolvidas no transplante fecal- depois que você come colina, que é encontrada em ovos, carne vermelha e laticínios.

Uma vez na corrente sanguínea, TMAO acelera o processo de formação de colesterol em placas em suas artérias. “Nós estamos aprendendo por que a carne vermelha é perigosa, e o que poderia ser feito para evitar esse perigo”, diz o Dr. Roizen. Além de simplesmente evitar carne vermelha, medidas preventivas podem incluir probióticos ou medicamentos.

O tratamento do câncer de precisão guiada

O objetivo difícil em qualquer tratamento contra o câncer é matar o tumor, deixando as células saudáveis sozinhas. Recentemente, uma melhor compreensão do que faz com que as células cancerosas ataquem permitiu aos cientistas desenvolver uma classe de drogas que identificam uma fraqueza no crescimento descontrolado do câncer. Por exemplo, em linfomas e leucemias, os cientistas têm determinado que o crescimento é controlado por uma proteína denominada tirosina quinase de Bruton (BTK). Depois de anos de experimentação, os médicos desenvolveram uma nova droga chamada ibrutinib que bloqueia BTK.

Estudos publicados no jornal de medicina de New England descobriram que a pílula oral ajudou 71 por cento dos pacientes com leucemia crônica e 68 por cento dos pacientes com um tipo de linfoma não-Hodgkin. Mais importante ainda, ibrutinib matou o linfoma, deixando o resto do sistema imune por si só. “Esperamos que isto irá levar a uma nova classe de medicamentos que serão de células específicas do câncer”, diz o Dr. Roizen.