Guia dos Dentes

Banda ortodôntica: para que serve e dúvidas frequentes

Por Redação Doutíssima 08/01/2014

banda-1

O famoso anel do aparelho ortodôntico é algo que já faz parte do imaginário popular. Quase todas as pessoas já ouviram falar no anel do aparelho mas poucas sabem o que realmente são, para que servem ou mesmo as várias dúvidas que surgem na cabeça dos pacientes. Na nossa conversa de hoje vamos dar ênfase aos fatores mais importantes relacionados ao anel do aparelho que na verdade se chama banda ortodôntica.

banda-5

As principais dúvidas que tenho visto nos pacientes antes, durante e depois do tratamento ortodôntico estão sempre relacionadas com os seguintes assuntos:

banda-2

– Eu preciso realmente colocar as bandas ortodônticas? Todo tratamento precisa colocar o anel?

As bandas ortodônticas servem para o que chamamos de ancoragem que está relacionada com a estabilidade das forças que serão aplicadas em cada dente. É comumente utilizada nos tratamentos ortodônticos convencionais. Atualmente já podem ser substituídas por implantes específicos para a ortodontia ou mesmo por acessórios colados diretamente no dente que substituem a utilização das bandas ortodônticas.

banda-3

– Dói colocar o anel do aparelho? Precisa de anestesia?

Vou ter que admitir que é um pouco desconfortável o processo de colocação do anel do aparelho mas nada que cause muita dor nem que precise de utilização de anestesia ou algo que possa lhe incomodar causando dor. É um procedimento muito rápido e tranquilo na maioria dos casos mas que pode causar um desconforto para alguns.

– O anel do aparelho solta com facilidade? Se ele soltar vai me machucar?

Todas as estruturas do aparelho estão projetadas para suportar um determinado nível de forças que estão dentro do que seria uma função normal do paciente. Tudo que você fizer acima dessas forças, vai correr o risco de quebrar qualquer estrutura do aparelho, inclusive as bandas. Evite excessos e converse com seu ortodontista para saber o que pode ou não comer. Aqui em nosso site temos várias dicas sobre isso em conversas anteriores que tivemos.

banda-4

– Quando tirar o anel do aparelho o meu dente vai estar “podre” por baixo? Como posso cuidar do anel para que ele não cause problemas depois que eu retirar o aparelho?

O anel é colocado bem apertado no dente e entre o metal e o dente fica um material que libera flúor e protege o local. São necessários alguns cuidados para que a área se mantenha limpa e livre de problemas futuros.

Existem alguns outros pontos que podemos falar em conversas futuras mas é necessário que você entenda muito bem o que estamos conversando hoje para poder ficar tranquila durante o tratamento ortodôntico.