Sem categoria

Como conseguir que seus filhos ajudem nas tarefas domésticas

Por Redação Doutíssima 08/01/2014

Fazer as tarefas de casa é uma tradição em muitas famílias. As tarefas ajudam as crianças a criar responsabilidade e compartilhar as tarefas te ajuda nos trabalhos em casa.

Não tem certeza de que seus filhos irão realizá-las? Anime-se! Há maneiras de transformar as tarefas em menos cara de tarefas para todos.

One for all and all for a tidy room

O valor de tarefas domésticas para crianças

Especialista em educação Jim Fay – co-fundador do site Amor e Lógica, diz que todos nós precisamos nos sentir necessários e saber que estamos fazendo alguma contribuição – até mesmo crianças. “Mas eles não conseguem se sentir dessa maneira se eles não tiverem nenhuma tarefa e fazer contribuições para a família,” diz Fay.

Roger W. McIntire, professor de psicologia da Universidade de Maryland diz “A criança tem que ter algumas responsabilidades.”

Isso tudo soa muito bem no papel, mas como conseguir os seus filhos na prática?

Armadilhas a evitar quando se trata de tarefas

Não insista na perfeição. Ninguém é perfeito, e é melhor ter uma abordagem mais relaxada para o quão bem os seus filhos fazem suas tarefas. Caso contrário, diz McIntire, você pode ter uma luta em suas mãos. Ou você pode entrar e fazer isso por eles, o que prejudicaria o objetivo inteiro.

Não enrole. Você pode pensar que o seu filho é muito jovem. Mas os seus filhos podem ser mais capazes do que você pensa. As crianças podem fazer um monte de tarefas, numa fase inicial, diz McIntire. Por exemplo, levar as roupas para a máquina de lavar ou limpar a mesa depois do jantar. “Nós ficamos com um pé atrás por muito tempo porque pensamos que eles devem estar prontos antes. Mas isso coloca a carroça na frente dos bois”, diz ele. Ou seja, eles vão aprender na prática.

Não seja mesquinho com o reconhecimento. Não espere até ele terminar a tarefa. Reconheça e incentive a criança enquanto a tarefa estiver em andamento.

Faça um gráfico das tarefas

“Criar uma lista de todos os trabalhos é necessário para manter uma família em ordem”, diz Fay. Deixe as crianças escolherem as tarefas que mais gostariam de fazer. Em seguida, crie o gráfico.

Primeiro, verifique se toda as pessoas tem uma tarefa apropriada para a idade. Em seguida, divida o gráfico em três colunas. Um deles é a para a lista de tarefas e cuja tarefa é x, a outra é para os prazos, o último é para fazer uma marca de seleção quando a tarefa for realizada. Coloque o gráfico, onde todos possam vê-lo e deixe todo mundo acompanhar, através de suas próprias contribuições.

Você também pode criar dois gráficos se achar mais fácil, um para tarefas domésticas diárias e um para as tarefas domésticas semanais.

Aqui estão mais algumas dicas:

Seja específico com as instruções, Pantley diz: “Limpe seu quarto”é vago e pode ser interpretada de várias maneiras. Ao invés disso, ser explícito, dizendo: “Coloque suas roupas no armário, livros na estante, os pratos na cozinha e brinquedos na caixa de brinquedos.”

Facilidade em tarefas para as crianças. Em primeiro lugar, mostrar-lhes como fazer passo a passo. Em seguida, deixe o seu filho ajudá-lo a fazer. Depois deixe ele fazer enquanto você supervisiona. Depois que ele já estiver dominando, ele está pronto para seguir sozinho.

kids-doing-a-task-making-bed-chores.kids-doing-a-task

Recompensa para as tarefas?

Será que seu filho deve receber mesada pelas tarefas realizadas? Normalmente não, dizem os especialistas parentais.

Tarefas vão, em parte, ajudá-lo com responsabilidades e, em parte, ajudar no aprendizado de tarefas domésticas. Eles não devem estar focados em ganhar dinheiro. Sim, as crianças precisam aprender a lidar com dinheiro, mas não por fazer as tarefas que são para serem feitas de qualquer maneira.

É muito importante não relacionar a mesada com as tarefas domésticas especialmente para as crianças menores, diz Pantley. Isso porque uma criança menor pode ser menos motivada por dinheiro e simplesmente optar por não fazê-las.

Há uma exceção: para crianças mais velhas que já sabem como ser responsável. o dinheiro pode tornar-se um motivador agradável para fazer tarefas extras e além de suas tarefas habituais.

Tarefas apropriadas para cada idade da criança:

Seu filho pode ser capaz de fazer mais do que você pensa.”Tenha em mente que uma criança que domina um jogo de computador complicado pode facilmente executar uma máquina de lavar louça”, diz Pantley.

Em geral, ela diz, pré-escolares podem lidar com uma ou duas tarefas simples de uma etapa ou duas etapas. As crianças mais velhas podem gerenciar mais. Aqui estão as dicas sobre tarefas por idade:

-Tarefas para crianças entre 2 e 3 anos: guardar os brinquedos, dar comida ao animal de estimação, colocar a roupa no cesto, limpar os respingos e poeira, pilhar livros e revistas.

-Tarefas para crianças de 4 a 5 anos: fazer a cama, esvaziar lixeiras, trazer o jornal e o correio, limpar a mesa, colocar água nas plantas, descarregar a lava louça, lavar pratos de plástico na pia.

-Tarefas para crianças de 6 a 7 anos: qualquer uma das tarefas acima e separar roupas, varrer o chão, colocar e tirar a mesa, ajudar a fazer o lanche, manter o quarto arrumado.

-Tarefas para crianças de 8 a 9 anos: qualquer uma das tarefas acima, além de colocar as louças na lava louça, arrumar as compras, passar aspirador, ajudar a fazer o jantar, fazer seus próprios lanches, tirar a mesa após refeições, descascar legumes, levar o cachorro para passear.

-Tarefas para crianças de 10 anos ou mais: qualquer uma das tarefas acima e dobrar as roupas depois de lavadas, lavar as janelas, cozinhar refeições simples ( com supervisão), limpar o banheiro, cuidar dos irmãos mais novos, limpar a cozinha e trocar os lençóis.