Sem categoria

Conheça as principais causas da gravidez precoce

Por Redação Doutíssima 08/01/2014

A cada ano, cerca de 750.000 garotas entre 15 e 19 anos têm gravidez precoce, de acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas. Contraditoriamente, a maioria das adolescentes declara não acreditar na possibilidade de engravidar caso iniciem uma vida sexual ativa.

 

gravidez precoce

 

O Doutíssima esclarece os principais motivos causadores da gravidez precoce. Leia mais:

 

Gravidez precoce: Pressão de outros adolescentes

Durante o período da adolescência, é comum o adolescente se sentir pressionado na hora de fazer novos amigos e ser aceitado por outros colegas. O que acaba acontecendo, muitas vezes, é que o adolescente se deixe influenciar para ser aceito em um novo grupo social – sujeitando-se, em alguns casos, a ter relações sexuais, mesmo contra suas vontades e mesmo sem compreender as consequências do ato. Na adolescência, o sexo é uma forma de comprovação de maturidade. Porém, em alguns casos, o resultado é a gravidez precoce não planejada. Segundo a Fundação Familiar Kaiser, mais de 29% das adolescentes grávidas confessam terem se sentido pressionadas a realizar a relação sexual, e 33% delas admitiram não achar que estavam prontas para o ato, efetuando-o mesmo assim pelo medo de serem ridicularizadas ou rejeitadas.

 

Gravidez precoce: Ausência paterna

Segundo o site Parent Dish, pais ausentes e/ou possuindo vidas ocupadas acabam não transmitindo a orientação e apoio necessários a seus filhos, não sendo estes últimos instruídos a tomar boas decisões quando se trata de sexo. O adolescente que não se sente à vontade para conversar com seus pais sobre esse assunto (seja pela ausência paterna ou por conservadorismo da parte dos pais) acaba dialogando apenas com seus amigos. Este fato pode resultar na transmissão de informações equivocadas, aumentando o risco da gravidez e transmissão de DSTs.

 

Gravidez precoce: Falta de informação

Ignorar informações sobre sexo são um grande passo para obter uma gravidez precoce indesejada. Muitos adolescentes não conhecem ou não entendem os aspectos biológicos e emocionais associados ao sexo, de acordo com DailyRecord.co.uk. Como dissemos acima, os adolescentes muitas vezes obtêm informações incorretas através de amigos, vídeos, e filmes.

 

Gravidez precoce: Abuso sexual ou estupro

Estudos realizados pelo Instituto Guttmacher apontaram que 62% das adolescentes grávidas participantes das pesquisas assumem terem sido engravidadas por um adulto, e na maioria dos casos, mais velhos do que elas. Aproximadamente 5% dos casos de gravidez precoce é resultado de um estupro.

 

Gravidez precoce: Álcool

Na adolescência, a introdução às drogas e ao álcool é mais comum. A embriaguez ajuda na redução da capacidade de controlar os impulsos, tanto nos adolescentes como nos adultos. O álcool contribui para 75% das gravidezes em jovens possuindo entre 14 e 21 anos. Cerca de 91% das adolescentes grávidas admitem ter consumido bebidas alcoólicas quando realizaram o ato sexual, mesmo sem o pretender inicialmente.

 

Saiba mais:

Gravidez na adolescência