Guia dos Dentes

Implante de dentes: principais dúvidas

Por Redação Doutíssima 08/01/2014

implantes-4

A tecnologia em torno da colocação dos implantes dentários está cada vez mais conhecida pelos Brasileiros mas mesmo assim, são várias as dúvidas frequentes nas cabeças dos pacientes que precisam colocar um implante dentário mas ainda não tiveram coragem ou dinheiro ou mesmo tempo. Quando falamos de implante de dentes as dúvidas são relativamente parecidas e é muito importante que sejam explicadas para que os procedimentos odontológicos se tornem cada vez mais acessíveis para a população.

imp-4

1- É muito caro colocar implante de dentes? Preciso pagar á vista? Se o dentista fizer o tratamento parcelado, ele vai fazer o tratamento aos poucos ou todo de uma vez?

Os valores referentes ao pagamento de implante de dentes podem variar bastante de uma clínica para a outra ou de acordo com os materiais utilizados e técnicas executadas.

O que posso dizer é que os valores estão bem mais acessíveis para algumas marcas mais populares de implantes dentários. Além da marca dos implantes, outro fator importante é o preço da coroa em porcelana que será colocada sobre o implante.

No que diz respeito a parcelamentos, você pode procurar clínicas que aceitem cartão de crédito e parcelamentos que parecem o das grandes lojas de atacado. Alguns bancos já trabalham com financiamentos e empréstimos para tratamentos odontológicos.

implantes-5

2- Quanto tempo demora para o dente ficar perfeito na boca? O dente já fica pronto na mesma hora?

Isso é um assunto que muitos pacientes não entendem e ficam tristes quando sabem como funciona. O procedimento de implante de dentes possuí uma variação de técnicas e isso vai influenciar no quão vai demorar para que o dente fique pronto na boca.

De acordo com a técnica padrão, a sequência ocorrerá da seguinte forma:

– O dentista lhe pedirá todos os exames necessários para realizar e planejar o procedimento, normalmente exames de tomografias computadorizadas e quando necessário, exame sanguíneo.

impla-1

– Com tudo pronto para a cirurgia, o dentista colocará os implantes que ficarão bem instalados dentro do osso do paciente, no local que está com ausência de dentes.

– Esse implante, que parece um parafuso, ficará dentro do osso sem ser utilizado por um período em torno de 3 meses para que ocorra o que chamamos de osseointegração e o implante possa durar para o resto da vida de forma estável. Lembro que existem técnicas que mudam essa parte do tratamento.

– Após o período de osseointegração, o dentista vai abrir o local, colocar um adaptador e encaminhar para ser feita a coroa em porcelana que dará a estética e completará a função do sistema.

implantes-1

Fique tranquilo e utilize a tecnologia a seu favor. Os implantes são bem seguros desde que seja feito com critérios e respeitando os limites biológicos e necessidades da técnica.