Motivação

7 Dicas para mães ocupadíssimas

Por Redação Doutíssima 09/01/2014

Um dos maiores desafios da mulher moderna é conseguir conciliar o trabalho e ser mãe ao mesmo tempo. Parece impossível coordenar os horários das crianças e os seus, manter a ordem e ter tempo para você mesmo? A frase anterior soa como um sonho para você? Veja aqui as dicas para fazer o seu dia render e tornar o seu cotidiano bem mais simples.

7-dicas-para-maes-extremamente-ocupadas

1 – Rotina sim!

As crianças, por mais estranho que isso possa soar, precisam de uma agenda também, horários determinados para as atividades. Acordar, almoçar, estudar, brincar e ir dormir são atividades que devem ser programadas para que elas comece a acostumar com responsabilidades e rotina. Outro lado positivo, é o tempo que você poupa por não ter que argumentar todas as vezes sobre todas as tarefas básicas que ela precisa fazer durante o dia.

A dica é todo mundo da casa tomar café da manhã juntos, escolha um horário para que todos acordem e tenha tempo suficiente para se aprontar sem pressa. Assim, fica bem mais fácil determinar o horário de ir para a cama e das outras atividades.

2- Agenda lotada não!

Apesar de muitos verem isso como um fator positivo, agenda lotada não é nada agradável. Não sobrecarregue as crianças com mil atividades além da escola. Uma ou duas atividades para cada criança durante uma semana já é suficiente para ela se dedicar à alguma coisa e se divertir. Um número excessivo de aulas extra-curriculares vai diminuir o tempo que vocês têm para passar juntos.

3- Rede de contatos é tudo!

Você não está sozinha nessa! Com certeza muitos pais da escola possuem os mesmos problemas que você. Não tenha medo em fazer contatos com eles, além de saber com o tipo de pessoas que os seus filhos estão convivendo, crie uma rede de colaboração. Uma dica boa é combinar os dias de levar e buscar da escola e atividades com um outro pai. Isso pode aliviar a sua agenda e a dele sem interferir na rotina e educação das crianças.

4 – Contatos para emergência

Nunca sabemos quando pode aparecer uma reunião marcada de última hora do trabalho ou um almoço com clientes. Ter alguém com quem contar quando as situações de emergências aparecerem cai como uma luva na correria. Essa pessoa pode ser um amigo, um parente, os pais de um amigo da escola ou até mesmo uma babá com horários flexíveis para estar à disposição. O importante é ter alguém de confiança para deixar os seus filhos em situações assim.

5 – Planejamento da semana

Não deixe para a última hora ver a programação semanal das crianças. As apresentações, competições, reunião de pais não ocorrem com muita frequência. Faça uma agenda da semana que vai começar e coloque todos os compromissos à vista de todos. Você vai se organizar melhor e todos vão poder ajudar.

6 – Gerenciar as tarefas

Saiba distribuir as tarefas de casa. Você não mora nela sozinha e nem precisa fazer tudo sozinha. Divida algumas tarefas com a babá, com o seu marido e com os seus filhos. Arrumar a casa, ir ao banco, levar o cachorro para passear, lavar as roupas são atividades que são de interesse de todos. Compartilhando as tarefas você vai ganhar tempo para você e ajudar na educação das crianças começando desde cedo a ter responsabilidade.

7 – Tempo para você

No meio da loucura toda do dia a dia, não esqueça de achar um tempinho só para você, para as coisas que te agradam. Sair para jantar, ler um livro, ir ao cinema são atividades que não devem ser colocadas de lado. Esse tempo de lazer é muito importante para que você não se esqueça que você é também merece cuidados e diversão.