Guia dos Dentes

Aprenda como limpar a prótese removível

Por Redação Doutíssima 09/01/2014

aa-ppr-3

Uns chamam de dentaduras, outros de perereca (devido viver pulando da boca) e os mais informados já chamam de próteses removíveis. Elas são fundamentais na vida de uma grande parcela da população em vários fatores como falar, comer, estética e muitas outras. Por ser tão importante, precisa de vários cuidados para que o paciente possa contar com ela e não seja surpreendido por alguns problemas que podem acontecer caso não cuidem bem da sua prótese removível. Hoje vou lhes ensinar tudo que precisam saber sobre a limpeza dessa próteses.

 

* como limpar a prótese removível

Acredito que seja uma limpeza bem simples, do ponto de vista técnico; basta o paciente ter os materiais necessários e um pouco de paciência. Como é uma prótese que pode ser removida facilmente da boca, fica fácil de limpar por todos os lados de forma eficiente.

Eu recomendo que meus pacientes coloquem a prótese na boca e escovem com a mesma pasta dental e uma escova de cerdas médias ou duras, com a prótese na boca, como se fossem seus dentes.

aa-ppr-2

Após essa limpeza inicial, pode remover a prótese e escovar por completo com ela fora da boca. Como a prótese se torna lisa, recomendo que meus pacientes tenham uma toalhinha para a prótese que deve fica no banheiro, perto do local que você faz a higiene bucal. Se você escovar em cima dessa toalha, terá poucas chances de quebrar a prótese caso ela caia.

A escovação precisa ser por completo, principalmente nos locais que tem maior acúmulo de resto de alimentos. Após essa fase, lave bem a prótese removível em água corrente.

Não esqueça de escovar delicadamente o céu da boca, bochechas, língua e a gengiva, fazendo uma leve massagem em toda a gengiva que está em contato direto com a prótese. O uso de bochechos com antissépticos também ajuda.

aa-ppr-1

Nesse momento, antes de recolocar a prótese removível, você pode verificar a boca em busca de feridas, marcas ou pontinhos avermelhados que se encontrados, precisam ser vistos pelo seu dentista para diagnóstico.

Se a prótese estiver sempre limpa, vai deixar sua boca saudável e livre de problemas, lembro que se acumular a sujeira na prótese removível, somente o dentista poderá remover manchas muito grudadas na estrutura e isso terá um custo para você.

A prótese deve ser trocada de forma periódica e não é para utilizar até quebrar ou machucar. Siga as recomendações de seu dentista com relação à troca ou ajuste da prótese removível.