Filhos

Atividades tranquilas para filhos doentes

Por Redação Doutíssima 09/01/2014

crianca-febre-cuidados-saude-10391

Você está em casa com um filho ou filha doente? Provavelmente, descansar é aquilo de que ele ou ela mais necessita. Porém, não é fácil proporcionar a crianças doentes e resmungonas o descanso de que elas precisam sem deixar a TV ligada o dia todo. Experimente estas atividades tranquilas. Você ajudará a criança a melhorar e passará algum tempo de qualidade com ela.

Jogos e quebra cabeças. Está na hora de pegar alguns jogos de cartas, cartões, jogos de tabuleiro e quebra cabeças. Apenas tenha em mente que crianças doentes têm um baixo limiar para frustração, diz Lisa M. Asta, doutora em medicina, pediatra e porta-voz da Academia Norte-americana de Pediatria. Escolha jogos colaborativos em vez de jogos competitivos (se uma derrota no Candyland ou a tentativa de montar um quebra cabeça de 500 peças puder causar um chilique, deixe esses jogos no armário).

  • Trabalhos manuais: Modele com argila ou massinha de modelar. Ou faça alguns trabalhos manuais simples com aquilo que tiver em casa – decore uma caixa vazia de lenços descartáveis ou um rolo de papel toalha. “Não se preocupe caso não for super habilidoso”, diz Asta. O intuito é o processo e não o produto final. Se o seu filho ou filha doente não puder vir até a mesa, monte uma bandeja na cama ou sofá.
  • Brincadeiras de faz de conta. Monte um hospital de animais de pelúcia. Finja que os animais de pelúcia de seu filho ou filha estão doentes e ajude-o(a) a cuidar deles, diz Asta. Meça a temperatura do coelhinho. Pergunte como ele está se sentindo. “Por meio da brincadeira, a criança pode indiretamente expressar como se sente, dando ideias de como você pode ajudá-la”, comenta Asta.
  • Desenhos. Abra um pacote novinho de giz de cera ou canetinhas se tiver algum em casa. Peça à criança para desenhar algumas figuras de coisas que vocês podem fazer juntos quando ela estiver se sentindo melhor.
  • Livros de colorir, álbuns de adesivos e livros de atividades. Procure álbuns de adesivos reutilizáveis – eles se assemelham mais aos livros com peças destacáveis que tínhamos quando éramos crianças.
  • Livros. Divida o dia de seus filhos doentes com pausas para leituras.
  • Fotos. Vejam fotos de quando o seu filho ou filha era bebê. Visualize as fotos no seu celular, computador ou câmera digital — ou, caso você seja mais tradicional, folheie um álbum ou livro de recordações.
  • Audio books (livros em áudio). Você não precisa comprá-los. Diversos sites oferecem podcasts gratuitos de histórias infantis que você pode tocar em seu computador, smartphone ou MP3 player. Você também pode procurar audio books na sua biblioteca local.
  • Video chats (bate papos com vídeo). Use seu computador ou smartphone para telefonar para um avô ou avó ou outro parente usando o Skype ou outro serviço. Ver um rosto distante e amoroso pode animar a criança – e lhe render alguns minutos de sossego.