[the_ad_group id="16401"]
Clínica Geral

Descubra os sintomas da falta de potássio

Por Redação Doutíssima 09/01/2014

O potássio é um mineral importantíssimo para o funcionamento saudável do nosso corpo. Suas funções básicas incluem balanço e distribuição da água no organismo, atuação na manutenção do equilíbrio ácido-base, ajuda no relaxamento muscular e participa nos processos de regulação das atividades neuromusculares.

O potássio pode ser encontrado em vários tipos de alimentos como, por exemplo, no feijão preto, melão, espinafre, cogumelos, damasco, abacate, banana, pimentão verde, ovo de galinha, tomate, etc.

A falta de potássio no corpo pode causar distúrbios neuromusculares como a câimbras e paralisias. A falta dele pode contribuir para o aumento de pressão arterial e pode levar a riscos de derrame.

Veja aqui alguns sintomas de nível baixo de potássio no organismo:

 

 caibra-na-perna-620x413

Vômito

Somente em casos graves, o vômito pode ocorrer. Em casos menos graves, o paciente sente algumas náuseas, pois o potássio é essencial para o funcionamento correto do corpo e do sistema gastrointestinal. Mas é preciso saber que há várias doenças que podem causar vômitos, então é importante que você procure um médico antes de ter certeza. Mas não custa nada consumir alimentos ricos de potássio como o tomate e a banana.

como-evitar-as-cc3a3ibras-musculares1

Câimbras 

Esse é o sintoma mais recorrente da falta de potássio, as câimbras nos braços e pernas. É preciso potássio para a contração muscular do nosso corpo, quando ele não recebe a quantidade necessária dessa substância, as dores aparecem. Se você têm sofrido de câimbra nos braços e pernas mais do que normal ultimamente, sem nenhuma razão, a melhor coisa a fazer é consumir muitos alimentos ricos em potássio. Uma dica boa é comer uma banana por dia para melhorar.

Palpitação cardíaca

O coração precisa de potássio para continuar a bater normalmente. Quando os seu nível está baixo, ele vai responder através das palpitações cardíacas. Estas às vezes aparecem em um eletroencefalograma, um exame que o seu médico pode pedir para você. Se você estiver sofrendo um ataque grave, você pode procurar um hospital e assim os médicos vão poder te auxiliar em como fazer os seus níveis de potássio aumentarem adequadamente.

Cansaço e fraqueza

Quando você se sente cansado, o seu corpo normalmente está querendo dizer que está faltando alguma vitamina ou mineral necessário para a sua saúde. São por essas razões que os médicos ficam no pé com a prática de exercícios frequente e com os suplementos multivitamínicos. As pessoas com baixo nível de potássio no corpo vão se sentir cansadas e sem disposição. Para saber se a causa desses sintomas é culpa do potássio, é só realizar um exame de sangue.

Cólicas

Como dito antes aqui, o seu corpo vai utilizar contração muscular para indicar o seu baixo nível de potássio. E uma das partes que isso também pode acontecer é o abdômen. As cólicas podem aparecer de maneira leve e fortes, depende do nível de carência da substância. Procure um médico para orientação de suplementos ou medidas de emergência.


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]