Fertilidade > Gestante

10 Dicas para engravidar rápido

Por Redação Doutíssima 09/01/2014

Dicas para engravidar

Engravidar não é uma tarefa fácil. Engravidar rápido, menos ainda. Use estas 10 dicas para engravidar e maximizar suas chances de ter um bebê saudável.

Quer você esteja oficialmente tentando engravidar rápido ou apenas planejando fazê-lo no futuro, essas dicas para engravidar são fundamentais para ajudá-la a maximizar suas chances.

 

Dicas para engravidar

1. Pare de usar contraceptivos. Parece óbvio, mas alguns tipos de contraceptivos têm efeitos mais duradouros do que outros. De acordo com o American College of Obstetricians and Gynecologists, se você estiver tomando pílula anticoncepcional, continue até o fim do ciclo corrente antes de largá-la e comece a tentar engravidar no mês seguinte (alguns médicos recomendam esperar mais um ou dois meses – consulte o seu ginecologista). Os fabricantes dos implantes contraceptivos Norplant dizem que o seu efeito termina três dias após a retirada, ao passo que os fabricantes de Depo-Provera afirmam que demora 12 semanas para que a progestina (hormônio anticoncepcional) saia do corpo. Se você usar camisinha, capuz cervical ou diafragma, só precisa parar de usá-los.

2. Consulte um médico. Pressão arterial, peso, condições crônicas como diabetes e muitos outros fatores podem afetar a sua capacidade de gestar e dar à luz um bebê saudável, de acordo com o Mayo Clinic Complete Book of Pregnancy and Baby’s First Year (William Morrow & Co., 1994). Se tiver algum problema de saúde, converse com seu médico agora e ele poderá lhe fornecer dicas para engravidar baseado no seu histórico.

3. Alimente-se corretamente é uma das importantes dicas para engravidar. Isso significa seguir uma dieta balanceada e completa, contendo proteína, frutas, vegetais e grãos integrais, com o mínimo possível de doces e gorduras, recomenda o Food and Drug Administration (FDA) dos EUA.

4. Tome ácido fólico. O ácido fólico é uma forma sintética de folato, uma vitamina B que pode ajudar a reduzir o risco de defeitos congênitos graves que afetam o cérebro e a medula espinhal. Esses defeitos podem ocorrer no feto antes mesmo de a mãe saber que está grávida. Por essa razão, o FDA recomenda que todas as mulheres em idade fértil tomem suplementos de ácido fólico. Esta é uma das dicas para engravidar que garante a saúde do seu bebê.

5. Pare de fumar, beber e usar drogas. Muito tem sido escrito sobre os efeitos da nicotina, drogas e álcool sobre o feto. O que poucos sabem é que essas substâncias também podem afetar a fertilidade masculina, causando dano cromossômico, diminuição da mobilidade (velocidade com que o espermatozoide nada) e disfunção erétil, diz Leslie Schover e Anthony Thomas no livro Overcoming Male Infertility (John Wiley & Sons, 2000). De todas as dicas para engravidar esta é a mais importante, por se tratar também da saúde do bebê que está por vir.

 

microcefalia shutterstock doutissima

6. Conheça seu ciclo. A sabedoria geral diz que o período mais fértil é o décimo-quarto dia depois do início da menstruação. Mas, na verdade, a ovulação ocorre no décimo-quarto dia antes do início da menstruação, se você não estiver grávida, diz Toni Weschler no livro Taking Charge of Your Fertility (HarperPerennial Library, 1995). Se o seu ciclo for de 28 dias, o 14º dia (contado a partir do primeiro dia da última menstruação) é o seu dia mais fértil. Mas se você tiver um ciclo de 30 dias, o 16º dia é o seu dia mais fértil, e as mulheres que têm um ciclo de 32 dias devem considerar o 18º dia.

7. Registre sua temperatura corpórea basal. De acordo com o livro Taking Charge of Your Fertility, cujo autor é Toni Weschler, um termômetro basal (que custa cerca de $10 na maior parte das farmácias) pode ajudá-la a determinar quando estará no seu período mais fértil.

8. Procure muco. Quando a ovulação ocorre, seu corpo produz uma substância escorregadia e fina chamada muco cervical para facilitar a passagem do esperma. Se você fizer um autoexame diário, diz Weschler, observará uma secreção vaginal transparente e pegajosa ao contato com os dedos, semelhante à clara de ovo, nos seus dias mais férteis. Esta é uma das dicas para engravidar que é utilizada há muitos anos.

9. Diga a seu parceiro para manter a “região” dele em dia – fresca e folgada. Ou seja, usar calças e cuecas folgadas é uma das excelentes dicas para engravidar rápido. De acordo com Schover e Thomas, a contagem de espermatozoides cai – às vezes, drasticamente – quando os testículos ficam apertados ou superaquecidos. Diga a seu parceiro para evitar banheira de água quente, sauna e corridas extremamente longas (ducha quente e exercícios moderados não são um problema).

10. Faça sexo do jeito “antigo” é uma das dicas para engravidar rápido. Os missionários tinham muitos filhos! Qualquer coisa que ajude a gravidade a direcionar o sêmen de seu parceiro para dentro do seu útero – posições: homem em cima, de quatro, de lado – é aconselhável, diz Christopher D. Williams, doutor em medicina e autor de The Fastest Way to Get Pregnant Naturally (Hyperion, 2001). Evite as posições: mulher em cima, em pé, ou posições inclinadas, pois elas atrapalham o fluxo de sêmen para o útero.

 

Informações úteis:

Risco de uso de medicamentos durante a gravidez

 

 

Mais sobre este assunto:

Como calcular o período fértil

Entenda como calcular seu ciclo menstrual

Quero engravidar: 8 mitos sobre a fertilidade

7 conselhos certeiros de como engravidar rapidamente

Período fértil