Guia dos Dentes

Limpeza dentária: real importância, periodicidade e dicas

Por Redação Doutíssima 09/01/2014

oclu-5

Um assunto que quanto mais falamos, mais dúvidas surgem é com relação à limpeza dentária. Cada pessoa tem uma forma de limpar, produtos próprios e costumes que foram ensinados por seus pais, alguém da família ou que aprenderam sozinhos, de forma empírica ou vendo na televisão e sites na internet. No caso da limpeza dental, o aconselhado é aprender com um dentista que deve acompanhar a cada um de nós, de forma periódica, desde pequenos até o último dia de vida. Somente o dentista pode ensinar a técnica certa, com os produtos aconselhados para cada caso e a periodicidade correta. Hoje vou comentar um pouco sobre a importância da limpeza dentária, qual a periodicidade que ela deve ser feita e algumas dicas para lhe ajudar a realizar da melhor forma possível.

ob-5

Na saúde como um todo, a prevenção é o melhor remédio. Isso quer dizer que se você prevenir a doença é muito melhor do que ter que tratá-la depois. Nesse fato, que encontramos o argumento necessário para a importância da limpeza dentária de forma correta e constante. Não só a limpeza dentária mas da cavidade bucal como um todo, incluindo língua, bochechas e céu da boca. O paciente que faz uma limpeza dentária e bucal de forma eficiente e regular, terá poucas chances de ter problemas como cárie, tártaro, gengivites, periodontites, perda dentária por comprometimentos diversos ou mesmo o temido mau hálito.

mqu hálito-5

No que diz respeito à periodicidade da limpeza dentária e bucal, existem divergências quando consultamos os autores ou o atendimento clínico. Eu costumo receitar para meus pacientes a limpeza dentária da seguinte forma:

Comeu alguma coisa que pode ter alguma quantidade de açúcar, então tem que escovar os dentes. Eu sei, praticamente tudo que você come tem sacarose né. Então, logo depois de comer, você precisa fazer a limpeza dentária. O paciente que só come 3X ao dia vai escovar somente 3X ao dia e o paciente que passa o dia comendo ou beliscando alguma coisa, vai ter que andar com a pasta dental e a escova por todo lugar para ir parando e escovando logo depois. Um agente de limpeza que pode lhe ajudar são os chicletes sem açúcar que pode lhe socorrer no momento que não tem como escovar os dentes.

limpeza-4

A escovação dental é simples e rápida, a melhor dica que posso lhe dar é: procure um dentista, peça para ele lhe ensinar e continue fazendo em casa regularmente. Periodicamente, volte com o dentista e você saberá se está tudo bem ou se precisa mudar algo na técnica de limpeza bucal ou na dieta alimentar. O conhecimento ajuda bastante e pode facilitar sua vida, busque o conhecimento.