Clínica Geral

Saiba mais sobre a cinetose: causa de enjoos durante longas viagens

Por Redação Doutíssima 09/01/2014

20-mulher-enjoo

Hoje em dia é comum ver que algumas pessoas sofrem de náuseas, tonturas e até vômitos em viagens por qualquer meio de transporte que seja, causados por solavancos, acelerações, desacelerações e movimentações rítmicas ou bruscas que acontecem durante a viagem. Isso se chama cinetose, e essas complicações têm tratamento específico.

O que acontece com o organismo para sentirmos essa sensação?

cinetose_13407_23193

O órgão responsável pelo movimento é uma extensão no nosso sistema auditivo e possui uma estrutura chamada vestíbulo, popularmente conhecida como labirinto.

Esse órgão tem três canais em formato de semicírculo, todos preenchidos com um líquido viscoso denominado endolinfa. O interior desses canais é revestido por células com diversos cílios ligadas a terminações nervosas, que estão em contato com nosso sistema nervoso central. 

Os movimentos que nossa cabeça sofre durante as viagens provocam o deslocamento desse líquido, desviando os cílios e gerando impulsos elétricos que chegam até o sistema nervoso central. Nosso sistema nervoso, por sua vez, responde a esses impulsos com a sensação de náusea, podendo a pessoa sofrer enjoos e vômitos.

Sintomas amenizados

images (1)

Sendo feito o diagnóstico médico e der que você tenha cinetose, o paciente deve tomar alguns cuidados básicos nas viagens. Recomendando que a pessoa escolha lugares no veículo onde a amplitude do movimento seja menor, como o banco do meio do carro ou as partes centrais, isso vale também no avião ou no navio, ao invés das pontas.

Como há fatores psicológicos envolvidos, manter uma atitude positiva pode fazer diferença, veja uma lista de lista de recomendações simples para evitar:

  • Não ingerir muito líquido ou alimentos antes de viajar;
  • Fazer paradas se possível, no caso dos automóveis;
  • Reclinar o banco quando possível;
  • Resfriar o corpo;
  • Não ingerir álcool, pois ele agrava os sintomas;
  • Evitar leitura durante as viagens;
  • Não olhar pela janela e para os objetos em movimento;
  • Fazer exercícios posturais e de relaxamento;
  • Repousar e dormir para ajudar a controlar os sintomas.

 

Para aqueles são adeptos da medicina natural e sofrem com o Mal do Movimento, a melhor pedida é um chá, também a vitamina B6 que está presente no arroz integral, gérmen de trigo, aveia, amendoim, nozes e batata, e o magnésio, presente nas folhas verde-escuras, tais como espinafre e escarola isso ajuda a diminuir os sintomas.

Passei mal! E agora? 

Se você vomitar, é importante que você se hidrate e reponha os sais minerais perdidos com os vômitos. O chá de gengibre também pode ser tomado após a manifestação dos sintomas