Cirurgia Plástica

Saiba mais sobre rinoplastia

Por Redação Doutíssima 09/01/2014

Quando o assunto é beleza, as pessoas nunca estão totalmente satisfeitas e acreditam que há sempre algo a melhorar. Atualmente, o Brasil lidera o ranking de cirurgias plásticas sendo o país que mais faz o procedimento no mundo. Uma das intervenções mais procuradas nos consultórios médicos é a rinoplastia. O procedimento melhora não só a aparência do nariz, mas a harmonia de toda a face. A rinoplastia também pode ser associada com cirurgias em pacientes que respiram com dificuldade, como nos casos de desvio de septo ou congestão nasal crônica.

 

rinoplastia

A rinoplastia pode corrigir o desvio de septo e problemas de congestão nasal crônicos

 

De acordo com o cirurgião plástico Allan Bernacchi, o procedimento só deve ser indicado ao paciente após uma cuidadosa avaliação. “É importante refletir sobre o assunto antes de oprtar pela cirurgia. A rinoplastia pode ser um procedimento extremamente gratificante e de mudança de vida. Mas, para ter mais chances de alcançar o resultado desejado, lembre-se de fazer sua pesquisa e as perguntas certas. O paciente deverá sempre explicar ao médico sobre as expectativas e o resultado esperado ”, alerta o Dr. Bernacchi.

 

O médico explica que algumas vezes, devido à anatomia do nariz ou da espessura da pele determinados resultados não são possíveis e é preciso estar ciente disso. O cirurgião deve ainda levar em conta a harmonia da face. “Cada caso é único e pode ter ocorrência de problemas específicos que diferem entre os pacientes. Estar ciente dos riscos é necessário para garantir que você esteja preparado para lidar com eles caso venham a ocorrer”, afirma o Dr. Bernacchi.

 

Procedimentos pré-operatórios

 

Antes da intervenção cirúrgica é necessário fazer exames laboratoriais, tomar certos medicamentos ou ajustar as dosagens dos remédios de uso contínuo. Para evitar possíveis hemorragias, é importante evitar tomar aspirina, antiinflamatórios ou determinados remédios naturais. Os pacientes fumantes são orientados a suspender o vício nos dias que antecedem o procedimento. A intervenção cirúrgica deve ser realizada em local seguro e confortável para o médico e o paciente, em centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, com equipamentos e equipe treinada para qualquer emergência. É fundamental que o cirurgião seja membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

 

cirurgia do nariz

A rinoplastia é uma técnica de reparação estética e funcional do nariz

 

Benefícios da rinoplastia

 

A rinoplastia pode reparar o tamanho do nariz, em relação a demais estruturas faciais e a largura do dorso nasal. Também é possível interferir no perfil e na ponta do nariz, fazendo correções para adequar as dimensões. Também são feitas a assimetria nasal e a correção do desvio de septo. As narinas largas ou grandes também ganham mais harmonia após o procedimento.

 

Fique atento aos riscos  

 

Como todo procedimento cirúrgico, a rinoplastia também pode colocar o paciente em risco em caso de infecções ou hemorragias. O médico deverá alertar sobre os possíveis riscos de má cicatrização, alterações na via aérea nasal, podendo interferir na passagem normal de ar pelo nariz. Em casos isolados, pode ocorrer a perfuração do septo nasal e um novo procedimento cirúrgico pode ser necessário.

 

Guia do paciente

 

Não deixe de perguntar ao cirurgião plástico: 

 

– Procure saber se o cirurgião é especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

– Quantos anos de experiência em cirurgia plástica ele tem 

– Certifique-se se a instalação do centro cirúrgico é autorizada pela Vigilância Sanitária

– Onde e como será realizado o procedimento?

– Qual técnica cirúrgica é recomendada para você

– Qual o tempo de recuperação 

– Quais são os riscos e complicações associados ao procedimento

– Qual será a aparência do seu nariz com o passar do tempo

 

Anitta

A cantora Anitta dividiu opiniões após fazer plástica no nariz

 

As celebridades que fizeram plástica no nariz

 

A atriz Cláudia Raia não esconde de ninguém que passou por uma rinoplastia para corrigir o tamanho e a harmonia do nariz. A estrela conta que o nariz não combinava com o rosto dela e que não se arrependeu de fazer a cirurgia plástica.

 

A dançarina Carla Perez também mudou o visual depois de fazer plástica no nariz. A eterna loira do “É o Tchan!” passou por uma transformação assim que o grupo estourou no fim dos anos 90. Após o procedimento, Carla Perez ficou com o rosto mais delicado e harmonioso.

 

Já a cantora Anitta, dividiu opiniões depois de corrigir as imprefeições do nariz. Muitos fãs disseram que o semblante da diva ficou artifial e várias piadas foram feitas comparando Anitta com o cantor Michael Jackson.

 

Considerada por muitos como a mulher mais bonita do mundo, a atriz Angelina Jolie também recorreu aos bisturis para corrigir o nariz. Fotos antigas de Jolie mostram que a bela não tinha o nariz tão fino e arrebitado como atualmente.

 

Confira no vídeo abaixo o depoimente de uma paciente que fez rinoplastia:

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!