Relacionamento

Seu filho está pronto para namorar?

Por Redação Doutíssima 09/01/2014

tumblr_lj9ixonJ421qda64lo1_500_large

Namoro. Os pais podem brincar que essa é uma experiência que desejam que os seus filhos tenham − mas somente quando tiverem cerca de 30 anos.

No entanto, falando sério, quando o seu filho está pronto para namorar? Considere o seguinte: não se trata apenas da sua idade.

Descubra o que ‘namorar’ significa para o seu filho

Você e o seu filho podem ver isso de forma muito diferente.

Uma menina da 6ª série pode dizer: “Jacob é o meu namorado”, mas o que isso significa?

“Nessa idade, as crianças usam rótulos de namoro, mas não tem muita interação pessoal direta além de talvez se sentarem juntas no almoço ou no recreio”, afirma Dale Atkins, PhD e terapeuta familiar em Nova York. “A maior parte da atividade acontece em um pacote e a comunicação ocorre entre grupos de amigos”.

Lá pela 8ª série, namorar provavelmente significa falar ao telefone e sair, geralmente em grupos. No colegial, os filhos estão mais propensos a desenvolver relacionamentos românticos sérios.

Observe o que “namorar” aparentemente significa para o seu filho e, em seguida, converse sobre isso. Michelle Anthony, PhD, uma psicóloga do desenvolvimento e terapeuta da aprendizagem em Denver, sugere uma introdução como: “Parece que muitas crianças estão falando em namorar atualmente. Isso é algo que lhe interessa?”

Se você não consegue dizer o que significa namorar para o seu filho, procure discutir o namoro conforme mostrado em programas de televisão ou filmes que são adequados para a sua idade. Por exemplo, Atkins sugere perguntar ao seu filho por que ele acha que alguém agiu da maneira que fez e se ele fez uma escolha boa ou saudável.

Concentre-se mais na maturidade emocional do que na idade

Não se trata apenas da idade do seu filho. É o seu papel, como seu pai, para descobrir se o seu filho está pronto para lidar com o nível de namoro que ele tem em mente.

Preste atenção em como ele responde quando você inicia uma conversa sobre namoro. “É claro que provavelmente isso será desconfortável para ambos”, diz Anthony. “Mas se ele está tão desconfortável que fica irritado ou desligado ou simplesmente não consegue continuar a conversa, esse é um grande sinal de que ele não está pronto para isso”. Se for assim, tranquilize o seu filho que não há pressa para começar a namorar.

Em vez disso, se ele responder às suas perguntas ou parecer ansioso para namorar, você pode conduzir a conversa tranquilizando-o de que esses sentimentos são normais.

O seu filho está pronto para se relacionar com alguém? Ele está apenas tentando acompanhar os seus amigos? Ele está confiante e é capaz de se cuidar por conta própria? Ele lhe diria se algo der errado? Ele parece fisicamente mais maduro do que é emocionalmente? “Um jovem de 12 anos com aparência de 16 não está pronto para namorar com alguém que tem 16 anos”, diz Anthony.

Você está pronto?

Você não pode gostar da ideia do seu filho começar a namorar, mas não tente fingir que isso não está acontecendo.

“Os pais podem se sentir muito desconfortáveis com a ideia do seu filho estar crescendo — nós desejamos que nossos filhos continuem sendo crianças”, afirma Atkins. “O problema com essa atitude é que o seu filho ainda é uma criança. E ele precisa da sua orientação e apoio neste momento”.

Você não quer que ele aprenda as regras do namoro dos colegas ou dos meios de comunicação, sem a sua contribuição. Quanto mais você falar com os seus filhos sobre o que significa estar em um relacionamento saudável, mais provavelmente eles vivenciarão isso quando começarem a namorar.