Gestante

Cuidados com o cabelo durante a gravidez

Por Redação Doutíssima 10/01/2014

Ao descobrir que está grávida, há mais coisas a aguardar ansiosamente além do nascimento da criança. Prepare-se também para nove meses de ótimos cabelos.

“Eu sempre digo às minhas pacientes que o cabelo delas ficará melhor do que nunca – brilhante, volumoso. Aproveitem!”, diz Paradi Mirmirani, doutora em medicina, dermatologista do centro médico Kaiser Permanente em Vallejo, Califórnia.

Mudanças no cabelo

O cabelo cresce normalmente em três fases: crescimento ativo, descanso e queda. Durante essas fases, as pessoas costumam perder cem fios de cabelo por dia. Quando a mulher está grávida, os hormônios adicionais correndo pelo seu corpo alteram o ciclo capilar. O cabelo cresce ou permanece na cabeça, não há queda. É por isso que o cabelo parece mais comprido e espesso do que o habitual.

Algumas pesquisas também sugerem que os fios de cabelo realmente engrossam durante a gravidez. “O diâmetro do cabelo aumenta”, diz Mirmirani. “Medimos o diâmetro do cabelo no terceiro trimestre e após a gravidez e, sem dúvida, o fio engrossa durante a gestação”.

Em alguns casos, o cabelo de uma mulher fica mais ou menos encaracolado durante ou após a gravidez.

“Não compreendemos o mecanismo exato”, diz Mirmirani. “Existe muita especulação se os hormônios da gravidez podem alterar o formato do folículo capilar. O formato do folículo dita o formato da fibra capilar”.

shutterstock_120690061

Produtos químicos

Caso você tenha o costume de tingir ou fazer mechas, permanente ou relaxamento no seu cabelo, pode se perguntar se deve dar uma pausa nesses tratamentos durante a gravidez. Alguns médicos recomendam parar, ao passo que outros dizem que não há problema em continuar. Outros médicos, por sua vez, defendem que esses tratamentos devem ser evitados no primeiro trimestre, mas podem ser feitos mais para o final da gravidez.

Por que essa divergência de opiniões? Poucos estudos examinaram os efeitos de tinturas e outros produtos químicos capilares em mulheres grávidas. Ainda assim, existe a chance de produtos químicos fortes serem absorvidos pelo seu couro cabeludo durante esses tratamentos e transmitidos para o bebê que está se desenvolvendo.

“A verdade é que não sabemos se alguma coisa é absorvida internamente, mas como você possui muitos poros profundos no couro cabeludo, existe sempre uma possibilidade d isso acontecer, sobretudo se o couro cabeludo estiver irritado”, afirma a dermatologista Nia Terezakis, doutora em medicina e professora clínica na Tulane University. “Quanto menos produtos químicos, melhor”.

Se você estiver preocupada com esses produtos, mas precisa manter sua aparência por motivos profissionais, considere a possibilidade de fazer luzes ou de recorrer a uma tintura natural.

Heather Woolery-Lloyd, doutora em medicina e professora assistente voluntária de dermatologia da University of Miami, diz, “Se você estiver apenas cobrindo fios brancos, tinturas como a hena são uma boa opção para mulheres que queiram trilhar um caminho mais natural”.

Evite alisamentos à base de queratina durante a gestação. Eles contêm o nocivo formaldeído.

 

Manutenção do cabelo durante a gravidez

Você não deverá precisar mudar de xampu, condicionador, spray, gel, mouse ou rotina de escova ou chapinha enquanto estiver grávida, a menos que faça uso de xampu anticaspa vendido com receita médica. Fale com seu médico, pois alguns xampus que contêm medicamentos não podem ser utilizados durante a gestação.

“Xampu antifúngico vendido com receita médica não costuma representar problema”, afirma Woolery-Lloyd, “mas xampus de cortisona vendidos com receita médica requerem a aprovação do seu obstetra/ginecologista”.

Algumas grávidas podem se sentir incomodadas com fragrâncias, e muitos produtos capilares têm cheiro. Caso a fragrância do seu xampu ou spray capilar torne-se forte demais para você tolerar, mude para uma versão sem cheiro.

Drama Capilar Pós-parto

Esteja preparada para ver a sua fase de ótimo cabelo terminar alguns meses após o nascimento do bebê. Todo o cabelo que permaneceu em sua cabeça por mais tempo do que o normal começará a cair.

“De três a seis meses após o nascimento do bebê, haverá uma queda significativa de cabelo”, alerta Woolery-Lloyd. “Essa queda pode ser muito dramática e extremamente traumatizante, ou pode se apresentar de forma moderada”.

Depois disso, o seu cabelo crescerá normalmente. Perder cabelo na fase em que está se recuperando da gravidez é normal e saudável. Não significa que você está ficando careca.