Gestante

Dicas de maquiagem para as mudanças na pele durante a gravidez

Por Redação Doutíssima 10/01/2014

Dicas de maquiagem para as mudanças na pele durante a gravidez

Radiante. Iluminada. É assim que você quer ficar durante a gravidez. Podemos ajudá-la com isso. Estas dicas de especialistas a ajudarão a exibir seus melhores traços e esconder áreas problemáticas para que a sua pele resplandeça.

Descoloração da pele

Está vendo manchas escuras? Elas provavelmente desaparecerão após a gravidez, mas por que esperar? Abaixo apresentamos dicas para disfarçar manchas e criar uma pele homogênea.

  • Opte pelo amarelo. Escolha um corretivo amarelo, diz Ramy Gafni, um maquiador de Nova York. “Corretivos e bases amarelos são mais eficientes e têm um aspecto mais natural do que os de cor rosa”.
  • Disfarce manchas escuras. Um bastão de corretivo ou base altamente pigmentado pode homogeneizar o tom da sua pele. “Aplique-o somente nas áreas escuras e não no rosto todo”, aconselha Gafni. Caso precise de mais cobertura, adicione uma base líquida em cima e espalhe por todo o rosto”.
  • Impeça o avanço do problema. Fazer uma exfoliação com um produto que contenha ácido lático, ácido glicólico ou vitamina C pode ajudá-la a evitar a pigmentação de sua pele, diz Diane Madfes, doutora em medicina e professora clínica assistente de dermatologia do Hospital Mount Sinai em Nova York. Mas não exagere. Uma ou duas vezes por semana é mais do que suficiente.
  • Preocupações com cosméticos. A sua rotina de maquiagem não deverá precisar de mudanças durante a gestação. Embora o chumbo contido nos batons tenha sido notícia no passado, o FDA afirma que a quantidade de chumbo que eles contêm não representa nenhuma ameaça à segurança. Se você tiver quaisquer preocupações, fale com o seu dermatologista ou deixe a maquiagem de lado durante a gravidez.

 

 

Acne

Não permita que um surto de acne comprometa a sua aparência saudável e maternal durante a gestação.

  • Cubra e mescle. Comece com uma base que seja exatamente da mesma cor da sua pele. Escolha um produto que permita a aplicação de diversas camadas, como uma base metade líquida, metade pó. Ela cobrirá a acne sem chamar a atenção para ela, como uma maquiagem pesada pode fazer. “Você não quer um excesso de maquiagem na sua pele. É importante esconder a acne mesclando-a com o restante da pele”, diz Gafni.
  • Fixe e remova o brilho. Uma camada de pó translúcido pode ajudar a manter a sua maquiagem em ordem. “O ideal é que ele não contenha óleo. Procure uma fórmula fosca. Você não quer um pó com refletores de luz ou brilho, pois ele a deixará ainda mais reluzente”, diz Gafni.
  • Desvie o foco. Desvie a atenção das espinhas. Se o surto de acne estiver na região superior de sua bochecha, trabalhe seus lábios. Se a acne estiver perto dos lábios, desvie a atenção para seus olhos, utilizando uma cor mais marcante.
  • Minimize o problema. Para minimizar a acne, você pode experimentar um esfoliante e peeling químico tópico à base de ácido glicólico ou lático disponíveis sem receita médica em qualquer drogaria. Esses tratamentos constantes mantêm a acne à distância.

Controle as mãos. Você pode se sentir tentada a espremer suas espinhas a fim de deixá-las menos aparentes, mas isso pode piorar as coisas. “Você não quer criar uma cicatriz, portanto, nada de cutucar”, alerta Madfes.

 

 

Pele oleosa ou seca

Se os hormônios da gravidez deixaram a sua pele super seca ou super oleosa, a maquiagem pode contornar esse problema.

  • Comece com uma boa base. Você tem pele seca? Crie um fundo perfeito com uma mistura personalizada de hidratante e base, sugere Petra Strand, uma maquiadora de Santa Bárbara, Califórnia, criadora dos cosméticos da marca Pixi. Saiba como: misture um hidratante não oleoso com a mesma proporção de uma base não oleosa para criar uma sutil película de cor que manterá a pele com um aspecto fresco e sem brilho.
  • Retire a oleosidade com uma esponja. A fim de reduzir o brilho, deposite um pó translúcido suave nas áreas oleosas. “Não espalhe o pó com um pincel. Invista em uma espoja de látex, coloque um pouco de pó na esponja e passe-a nas partes oleosas da pele”, explica Strand. Isso faz com que o pó absorva a oleosidade extra ao mesmo tempo em que cria um acabamento impecável.
  • Mantenha a umidade. Quer a sua pele seja oleosa ou seca, mantê-la devidamente hidratada pode reduzir a descamação e evitar o brilho. Opte por produtos com manteiga de karitê, ômega 3 ou ácidos graxos ômega 6.

 

 

Pele inchada e cansada

A gravidez pode deixá-la cansada, o que pode transparecer pela sua pele. A pele pode perder o viço. Seu rosto e pálpebras podem parecer inchados, sobretudo durante o terceiro trimestre. O culpado disso? O seu fluxo sanguíneo sobrecarregado. Caso você também note um ganho de peso súbito, ligue para o seu médico.

Aqui estão outras dicas para você se sentir bonita durante a gravidez.

  • Refresque sua pele. “Um antigo truque hollywoodiano para reduzir o inchaço é encher a pia de água e gelo e mergulhar o rosto. A água gelada enrijecerá sua pele e reduzirá o inchaço”, diz Gafni. “Ou mantenha uma garrafa de gel de aloe e vera na geladeira e aplique como um hidratante”, ele sugere. 
  • Acalme sua pele. Experimente hidratantes com calêndula e aveia, que são anti-inflamatórios e removem a vermelhidão. Tonificantes à base de hamamélis também ajudam a reduzir o inchaço.
  • Adicione cor. Experimente um hidratante e gel de bochecha tonalizantes à base de água, que hidratam ao mesmo tempo em que acrescentam cor. “Mude para um rímel e lápis de olho à prova d’água”, recomenda Strand, para que eles não borrem.

 

 

Estrias

Embora as suas estrias não desaparecerão completamente após a gravidez, seguem alguns truques que a ajudarão a mascará-las.

  • Bronzeie-as. Uma loção autobronzeadora pode ajudá-la a disfarçar estrias. Aplique o bronzeador nas estrias a fim de ajudá-las a ficar da mesma cor que a pele ao seu redor.  
  • Disfarce-as. “Para cobrir estrias, utilize uma base líquida ou em bastão que seja exatamente do mesmo tom que a sua pele”, sugere Gafni. Aplique-a em toda a área, não apenas nas estrias. “A uniformidade do produto fará com que as estrias se camuflem e fiquem menos perceptíveis”.