Filhos

5 Brincadeiras em família para todas as idades

Por Redação Doutíssima 11/01/2014

Hoje em dia, na correria da nossa rotina de trabalho, é muito fácil para as crianças se acomodarem na televisão e computador na hora de se divertirem enquanto elas deveriam estar aproveitando ao máximo as brincadeiras mais dinâmicas e ao ar livre. Mas o incentivo vai ter que surgir dos pais, chame os para brincar e brinque você também. Eles vão gostar mais ainda.  Veja aqui algumas idéias de brincadeiras para todas as idades para você se divertir com seus filhos:

Filho-e-Pai-Video-Game

Pega-bandeira

Essa brincadeira é conhecida por todos, às vezes é chamada de pique-bandeira. Para realizar vai ser preciso um espaço amplo como uma quadra ou um campo de futebol. Forme dois times com no mínimo 4 crianças em cada equipe. Cada time possui uma bandeira de uma cor determinada ( você pode utilizar uma camiseta, sapato, qualquer objeto que seja fácil carregar) que deverá ser posicionada na área do gol. Cada time se posiciona no campo oposto à sua bandeira e o objetivo é recuperar a bandeira de sua equipe.

Quando um jogador invade o campo inimigo, ao cruzar a linha de divisão de campos, o adversário pode tocá-lo. Se ele for tocado por algum jogador, ele deve permanecer no lugar até que um colega de equipe venha e encoste nele novamente. Mas se algum jogador conseguir chegar na área da bandeira sem ser tocado, o adversário não pode tocá-lo até que ele saia da área. A equipe que conseguir levar a bandeira de volta ao seu campo, ganha o jogo. Se durante a tentativa de volta, alguém da equipe adversária tocar no jogador, a bandeira deve voltar para o lugar e o jogador para o seu campo.

Pega o rabo!

Primeiro veja quantas pessoas vão participar, e depois prepare pedaços de pano ou fitas de duas cores diferentes em número correspondente aos participantes. Cada um vai receber um pedaço do pano e colocar sob o elástico de sua calça ou short, como se fosse um rabo. Uma pessoa dá o sinal, então todos partem para buscar um rabo dos adversários. Mas não vale relar e nem segurar a pessoa à força. Quem conseguir capturar todos os rabos da equipe adversária, vence o jogo.

Jogo das bolas na piscina

Colete todas as bolsas possíveis que você tem em casa e coloque todas na pisicina. Divida a piscina em dois campos e o pessoal em duas equipes. Quando alguém falar já, cada equipe deverá jogar as bolas de seu campo no campo adversário. Ganha quem, ao final, tiver menos bolas em sua parte da piscina. Este jogo só não é recomendado para crianças muito pequenas.

Bambolês

Quem nunca brincou de bambolê quando era criança? Mas aqui vamos ensinar um jogo envolvendo os bambolês. Distribua os bambolês espalhados pelo chão, em uma área grande. Deverá conter um bambolê a menos do número de participantes, igual na dança da cadeira. Cada pessoa inicia o jogo sentada dentro de um bambolê, exceto uma, que ficará de fora. Esta pessoa de fora dará o sinal para o jogo começar e todos deverão correr em direção à um bambolê diferente e sentar. Quem sobrar, sai da brincadeira e o jogo continua até restar um vencedor.

Vôlei do alfabeto

Antes de começar, todos entram em acordo em uma categoria, por exemplo, frutas. Logo em seguida, todos formam um círculo e começam a jogar vôlei. A cada toque , os participantes vão cantando uma letra do alfabeto. Quem deixar a bola cair, deverá dizer o nome de uma fruta que comece com a letra indicada. Em seguida, retoma-se o jogo, a partir da letra seguinte. Outras idéias de categorias: países, cidades, animais, cores, etc.