Guia dos Dentes

Aprenda sobre a anatomia dos dentes permanentes

Por Redação Doutíssima 11/01/2014

incisivo-8

Para muitos pacientes e leitores, todos os dentes são iguais e servem para mastigar e sorrir. Mas na verdade, a natureza é muito sábia e fez cada grupo de dentes com uma característica bem semelhante e função em grupo. Como há um grande desconhecimento sobre isso, muitos pacientes usam os dentes errados em movimentos errados e acabam agredindo os dentes por forçar demais. Com isso, preparei duas conversas que vão nos ajudar a tornar isso mais simples e ao final delas, você saberá como identificar cada dente e como usar cada dente e para isso, vamos aprender a anatomia dos dentes permanentes nessa nossa primeira conversa e ainda essa semana falaremos sobre as suas funções. Vamos ao primeiro artigo sobre a anatomia dos dentes permanentes.

incisios-2

A dentição ou dentadura( isso mesmo, alguns chamam a dentição humana de dentadura) permanente tem características bem diferenciadas da dentição de leite e hoje falaremos somente sobre a dentição permanente. Ela é composta de um total máximo de 32 dentes, incluindo os terceiros molares permanentes, também conhecidos como dentes do juízo. Atualmente, alguns pacientes podem não possuir os terceiros molares e só nascerem 28 dentes.

incisivo-1

Os dentes são divididos em grupos e se você entender o que vou explicar agora, ficará bem simples. Repito que não explicarei a função dos dentes, nossa intenção é saber identificar os diferentes dentes da dentição permanente.

1- Grupo dos incisivos: são os dentes da frente, os mais importantes para o sorriso, possuem um total de 4 em cima e 4 embaixo.

Incisivos centrais: 2 em cima e 2 embaixo, localizados bem na frente e possuem um formato em forma de concha, mais largos que os seus vizinhos, chamados de incisivos laterais.

Incisivos laterais: 2 em cima e 2 embaixo, localizados logo ao lado dos incisivos centrais.

incisivos-4

2- Caninos: 2 em cima e 2 em baixo na arcada dentária. Popularmente conhecidos como presas ou o dente que o vampiro utiliza para atacar suas presas. Tem uma forma parecida com a dos incisivos só que possui uma ponta bem afiada e pontuda e uma coroa mais volumosa. Alguns dizem que parece com uma chama de vela ao contrário.

incluso-1

 

3- Pré-molares: 4 em cima e 4 embaixo na arcada dentária. Esses dentes já ficam em um local logo após os caninos, já possuem uma forma mais arredondada e com a ponta relativamente achatada e cheia de ondulações, chamadas de sulcos oclusais. Uns pacientes podem ter essas ondulações mais profundas que as dos outros e isso vai acumular mais ou menos resíduos de alimentos.

incisivos-5

4- Molares: 6 em cima e 6 embaixo na arcada dentária (em caso de pacientes que possuem os terceiros molares). Os dentes que ficam lá no final da boca, com volume bem maior que o dos outros e sulcos maiores e mais profundos. Tem uma forma parecida com a dos pré-molares só que em maiores proporções.

incisivos-6