Saúde Mental

Como lidar com as primeiras amizades dos filhos

Por Redação Doutíssima 11/01/2014

20140112084148_kids

Embora possa ser legal, não nascemos sabendo como ser bons amigos. Como quase qualquer outra coisa, é algo que aprendemos. No contexto das amizades, desde uma idade muito tenra, aprendemos lições sobre compartilhar e dar e receber, alegria e tristeza e tudo o mais a esse respeito. Na qualidade de pais, precisamos assumir um papel ativo no treinamento de nossos filhos ao longo de suas primeiras amizades para que aprendam essas lições.

As primeiras amizades de seu filho ou filha provavelmente pertencerão ao mesmo contexto que você e seus amigos – ou seja, filhos de amigos ou conhecidos seus ou outros integrantes de um grupo de recreação. Algumas dessas primeiras amizades podem durar, outras não. Por vezes, o que você vê (ou eles veem) como “amizade” pode ser apenas uma parceria de brincadeira bem-sucedida. Independentemente do contexto, conversas frequentes sobre amizades – e que se estendam além do “Seja legal” ou “Compartilhe” – podem ajudar as crianças a aprenderem algumas habilidades básicas iniciais para a construção de amizades que levarão consigo para a vida toda.

LIDERE PELO EXEMPLO

Como ocorre com muitos aspectos da educação dos filhos, uma das mais importantes maneiras pelas quais você pode ensinar o seu filho ou filha sobre amizades é dando o exemplo. Se a criança vir os fortes elos que você possui com amigos, quer sejam do sexo feminino ou masculino, bem como a maneira respeitosa e bondosa com que você age em relação a eles, esse será o comportamento que ela tentará imitar. O ditado “Se você quer um amigo, seja um amigo” pode ser aplicado perfeitamente para explicar às crianças o que são amizades saudáveis.

TREINE SEUS FILHOS EM SUAS AMIZADES

Entretanto, não importa o quão bem exemplificadas sejam as amizades para seu filho ou filha, ele ou ela ainda passará por tentativas e erros tentando compreendê-las por si só. Pode ser frustrante para seu filho ou filha, e frustrante para você como observador – então, por que não refletir sobre a possibilidade de atuar como um treinador da criança nas amizades que estão se desenvolvendo?

Crianças mais novas necessitam de uma boa supervisão enquanto brincam com outras crianças. Como pai ou mãe, você pode aproveitar essas oportunidades de supervisão para observar atentamente de que modo o seu filho ou filha está interagindo. Você pode fazer algumas sugestões no momento para os amigos sobre como podem compartilhar de uma maneira mais construtiva ou algo do gênero, ou pode falar com seu filho ou filha mais tarde sobre o modo pelo qual a brincadeira se desenrolou – e talvez sugerir maneiras para que um amigo interaja mais com outro e coisas do gênero. Apresentar conceitos sobre amizade desde cedo, até mesmo para crianças que ainda não frequentam a escola, pode abrir o caminho para amizades muito sólidas que durarão a vida inteira. Comunicação é a palavra-chave.

Festa da Primavera (203)

RESPEITE DIFERENTES PERSONALIDADES

Desde as mais tenras idades, desentendimentos ocorrem com facilidade. Crianças da mesma idade podem estar em diferentes estágios de desenvolvimento, podem utilizar a linguagem de forma diferente, ou podem ocorrer outras situações, todas  elas oferecendo oportunidades para você atuar como treinador, ajudando o seu filho ou filha a compreender a dinâmica da amizade. Porém, por vezes, da mesma forma que ocorre com os adultos, algumas personalidades simplesmente não batem; nem todos os pares terminarão como amigos!

A sua criança de três anos já tem idade para compreender o conceito de compartilhar? E a de quatro anos? Descubra qual é o desenvolvimento normal para crianças de três e de quatro anos.

Às vezes, você precisa ajudar seu filho ou filha a perceber que uma amizade que ele ou ela esperou conquistar não vai se concretizar. Talvez essa amizade ocorra mais tarde, ou as crianças serão apenas conhecidos de agora em diante – e o seu filho ou filha pode necessitar de ajuda para compreender que não há nenhum problema nisso. Desse modo, você pode começar a conversar com a criança sobre relacionamentos saudáveis e se certificar de que amizades próximas sejam sólidas e ofereçam apoio mútuo.

Crianças pequenas precisam de ajuda e supervisão na construção e manutenção de amizades. Independentemente de o amiguinho de seu filho que ainda está aprendendo a andar ser uma amizade para a vida toda ou apenas para o momento, ensinar habilidades úteis para a construção de amizades pode ajudá-lo(a) a sentir-se mais confortável com as amizades de seu filho no longo prazo.