Guia dos Dentes

Saiba tudo sobre a anatomia dos dentes de leite

Por Redação Doutíssima 11/01/2014

leite-1

Quando falamos de dentes de leite, falamos da dentição que aparece nos nossos bebês e será trocada pela dentição permanente ou definitiva. A dentição de leite é na verdade a dentição decídua. Existem algumas particularidades dessa dentição que os papais precisam entender para que não fiquem preocupados quando observarem em seus filhotes. Já conversamos sobre a anatomia dos dentes permanentes e isso vai lhe dar a possibilidade de comparar com a anatomia dos dentes decíduos e entender o que muda de um para o outro.

Saiba tudo sobre a anatomia dos dentes de leite

O primeiro fator que precisam entender e que gera muita preocupação em vários pais é que:

– Os dentes decíduos são chamados de dentes de leite devido serem mais brancos que os permanentes (existem outras explicações). Isso quer dizer que quando seu filho começar a trocar os dentes, os permanentes virão mais amarelados e isso não é culpa da higiene bucal do seu filho nem nenhum problema que ele possa ter. Pode variar de um caso para outro o grau de mudança de cor de uma dentição para outra.

leite-2

O segundo fator que precisam entender é:

– Na dentição decídua, os pré-molares não existem. não adianta procurar que não vai achar e você vai entender o motivo ainda hoje.

leite-3

Então na dentição decídua temos:

Incisivos centrais e laterais: 4 em cima e 4 embaixo, dando um total de 8 dentes que tem um aspecto bem parecido com o incisivo permanente mas com as estruturas menores e mais arredondadas.

Caninos: 2 em cima e 2 embaixo, dando um total de 4 dentes que assim como os incisivos, possuem um aspecto morfológico bem parecido com o do canino permanente só que menos marcado e proeminente.

Molares decíduos ou de leite: 4 em cima e 4 embaixo, dando um total de 8 dentes. São como os molares permanentes mas muito menores e meio que feinhos. Ficam no local que posteriormente vai nascer os pré-molares e atrás dos molares de leite que vão nascer os molares permanentes, sem que nenhum dente precise cair.

leite-4

É muito importante que você conheça cada dente para que possa acompanhar quando começarem a cair, dando lugar para os dentes permanentes. Se você conhecer os dentes e suas anatomias, saberá se estão caindo na sequência certa e se estão nascendo na época certa.

A anatomia não muda muito de uma dentição para outra mas é lógico que existe uma diferença significativa que pode ser observada pelos pais e caso achem que algo está estranho, podem entrar em contato com o dentista que identificará possíveis problemas.