Guia dos Dentes

Aprenda sobre a função dos dentes permanentes

Por Redação Doutíssima 12/01/2014

Close-up beautiful smile

Para muitos pacientes e leitores, todos os dentes são iguais e servem para mastigas e sorrir. Mas na verdade a natureza é muito sábia e fez cada grupo de dentes com uma característica bem semelhante e função em grupo. Como há um grande desconhecimento sobre isso, muitos pacientes usam os dentes errados em movimentos errados e acabam agredindo os dentes por forçar demais. Com isso, preparei duas conversas que vão nos ajudar a tornar isso mais simples e ao final delas, você saberá como identificar cada dente e como usar cada dente e para isso, na nossa conversa de ontem, aprendemos a anatomia dos dentes permanentes nessa nossa segunda conversa vamos falar sobre as suas funções. Vamos ao segundo artigo sobre a função dos dentes permanentes.

selamento-4

A dentição ou dentadura( isso mesmo, alguns chamam a dentição humana de dentadura) permanente tem características bem diferenciadas da dentição de leite e hoje falaremos somente sobre a dentição permanente. Ela é composta de um total máximo de 32 dentes, incluindo os terceiros molares permanentes, também conhecidos como dentes do juízo. Atualmente, alguns pacientes podem não possuir os terceiros molares e só nascerem 28 dentes.

Como já conversamos anteriormente sobre a anatomia, já vou falar diretamente sobre a função de cada grupo de dentes para que você possa utilizar da forma correta.

1- Grupo dos incisivos:

Os incisivos são responsáveis por cortar, são a faca da nossa boca. Por possuírem uma incisal em forma de faca, podem cortar facilmente alimentos como maçã, pera, cenoura. Por mais que possam ser utilizados para abrir pacotes ou sacos, não é sua função e isso pode causar danos. Se você não for um coelho, também não podem ser utilizados para roer ou quebrar.

over-4

2- Caninos: 

Esses dentes são os nossos “furadores”, com suas pontas perfurantes e pontudas, furam com grande facilidade, perfurando alimentos e facilitando a ação dos outros dentes por dar estabilidade na mastigação.

anodontia-4

 

3- Pré-molares:

Como o próprio nome diz, são os “quase molares” e com isso, já estão diretamente ligados à mastigação, são fundamentais no que diz respeito à condução do alimento da parte anterior para a posterior e por manter os alimentos na região dos molares. Fazendo parte da mastigação, já não possuem a face incisal e sim oclusal.

ca-44

 

4- Molares:

 

Esses rapazes são nossos brutamontes; fortes e grandes, fazem a mastigação acontecer. Esmagam com forças enormes. Fazem a parte mecânica da mastigação e amassam o alimento até se tornar a pasta que será submetida a ação da saliva e, posteriormente, do estômago.

selamento-2