Guia dos Dentes

Saiba exatamente o que é uma coroa dentária

Por Redação Doutíssima 12/01/2014

fac-4

Você sabe o que é uma coroa? Não, não é uma forma nada educada de chamar uma senhora mais velha. Estou falando de coroa dentária, você sabe o que é? A coroa dentária é muito útil na odontologia e é responsável pela reconstrução de um dente que tenha sofrido algum tipo de perda, seja por trauma, por cárie ou mesmo por uma má formação. Quando o dentista escolhe fazer uma coroa dentária para um paciente, significa que o paciente está com um problema funcional ou estético na coroa natural do seu dente e essa precisa ser substituída por uma coroa artificial que poderá ter diferentes materiais como:

coroa-2

Coroas metalocerâmicas, que como o próprio nome já explica, terá em seu interior uma liga metálica que dará resistência e externamente a essa estrutura, é colocada a porcelana fundida, isso vai melhorar estética e melhorar adaptação ao dente. Acredito que sejam fortes e duráveis e uma associação muito utilizada em todo o Brasil devido vantagens de resistência e custo.

coroa-5

Coroas de ouro já fazem parte do passado e são vistas ou feitas muito raramente. São feitas de ouro associado com outros metais e essa mistura cria uma liga muito forte que se adere com facilidade à estrutura do dente. São ligas que tive pouca experiência ao longo de minha carreira e só vi serem feitas em livros ou na internet. Teoricamente, possuem uma resistência ótima, boa compatibilidade com o meio bucal e uma boa retenção no dente, sendo inviabilizada pelo custo atual do ouro e principalmente pela coloração amarelada que é associada com pessoas sem bom gosto. Para nosso susto, a moda do ouro vem voltando no meio artístico e vários acessórios tem sido usados na boca com ouro, brilhantes e outros metais e pedras preciosos.

coroa-4

Ligas de metais básicos são as primas pobres das coroas dentárias em ouro, contêm metais que não são nobres, facilitando o custo e reforçam bastante dando alta resistência à corrosão.

 

Mais recentemente e ainda em observação, temos a CAD/CAM:  Já falamos somente sobre ela em artigos passados mas é a tecnologia que projeta e faz a coroa dentária com o auxílio de programas de computador. Essa tecnologia trabalha com imagens tridimensionais de seus dentes e gengiva permitindo ao dentista e sua equipe uma grande precisão em todos os estágios da confecção da coroa dentária. Por ser de vanguarda, é um pouco mais cara que as técnicas citadas acima e são poucos os dentistas que trabalham facilmente com a técnica.

coroa-1

Existem outro materiais e formas de se realizar uma coroa dentária como é o caso das porcelanas puras, livre de metal. Se estiver descontente com seus dentes, procure um dentista e transforme seu sorriso.