Maquiagem > Pele

Maquiagem para peles oleosas: veja quais os cuidados essenciais

Por Redação Doutíssima 13/01/2014

Se a sua pele tem aspecto oleoso e tendência à acne, saiba que isso não é incomum. Dermatologistas indicam que cerca de 80% das brasileiras têm excesso de sebo na epiderme. Mas, para evitar uma aparência estética desfavorável, não basta usar sabonetes e hidratantes especiais. A maquiagem para peles oleosas, com formulação especial, faz toda a diferença.

De acordo com Caca Zech, vencedora do Prêmio Avon de Maquiagem 2014, na categoria Artes Cênicas, as principais características das peles oleosas são os poros mais abertos e a oleosidade concentrada na região da testa e do nariz. A Sociedade Brasileira de Dermatologia aponta que pele oleosa tem um aspecto mais brilhante, úmido e espesso.

Há vários fatores que contribuem para a oleosidade na pele. Além da herança genética, alterações hormonais, exposição prolongada ao sol, estresse e uma alimentação repleta de alimentos com alto teor de gordura contribuem para aumentar a produção de sebo, favorecendo a formação de cravos e espinhas.

maquiagem para peles oleosas

Optar por produtos livres de óleo ajuda para quem tem pele oleosa. Foto: iStock, Getty Images

Dicas de maquiagem para peles oleosas

Considerando que os produtos de make ficam em contato direto com a pele, é possível deduzir que acabam tendo uma influência direta sobre ela. Por isso, não hesite em usufruir da maquiagem para peles oleosas, que ajuda a causar um aspecto estético mais bonito na epiderme.

A formulação dos produtos de maquiagem para peles oleosas é diferenciada. Geralmente, eles contam com textura em gel ou ingredientes que garantem uma cobertura mais seca na pele, disfarçando o brilho excessivo e a oleosidade. Mas só os produtos não bastam para assegurar o efeito ideal.

“Antes da maquiagem, um cuidado imprescindível é limpar a pele com água fria, sabão neutro e qualquer outro produto indicado pelo seu dermatologista para a sua pele, em especial”, destaca Caca.

A especialista recomenda, ainda, o uso de um BB Cream com cobertura seca para dosar a oleosidade e garantir uma durabilidade prolongada do make. Segundo ela, o pó compacto também ajuda a disfarçar a oleosidade e garantir que a maquiagem permaneça fixada no rosto por mais tempo.

Cuidados com a maquiagem para peles oleosas

Para evitar a oleosidade, é necessário ter precaução na hora de retirar a maquiagem. As mulheres com peles oleosas jamais devem dormir com o make, pois isso favorece o entupimento dos poros. O resultado é o aumento da oleosidade e o surgimento de acne.

Além disso, não basta apenas utilizar produtos de maquiagem para peles oleosas. Na hora de limpar o rosto, os cosméticos também devem ser livres de óleo e com formulação própria para esse tipo de pele. “Evite lenços umedecidos em óleo”, alerta Cacá.

Prefira os demaquilantes à base d’água, que retiram as impurezas de forma suave. Se for necessário remover uma maquiagem mais forte, que não sai sem óleo, prefira um demaquilante bifásico e use-o, apenas, na região dos olhos.

E a limpeza não para por aí. “Lave bem a pele com o sabonete indicado pelo dermatologista, após o uso de qualquer demaquilante”, conclui Caca.

Gostou das nossas dicas de maquiagem para peles oleosas? Conte-nos o que achou deste artigo nos comentários!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!