Cabelos

Por que os cabelos caem

Por Redação Doutíssima 13/01/2014

queda-de-cabelo-feminino-causas

A vida dos cabelos

Todo dia de manhã você encontra sobre o seu travesseiro vários fios de cabelo? Quando vai se pentear, a escova sai cheia de fios? Cabelos caem, é normal e isto não tem nada de alarmante: a queda de cabelo significa apenas que os fios têm uma vida de 5 anos e quando se chega ao fim da evolução, ele morre e cai. Por isso ocorre esta perda cotidiana de fios de cabelo. Durante o seu ciclo de vida, o cabelo vai se desenvolver de acordo com uma sucessão de três fases: a fase anágena, a fase catágena e a fase telógena.

Todos nós temos entre 70 mil a 150 mil cabelos sobre a nossa cabeça. Cada cabelo é composto de uma fibra capilar e de uma raíz implantada sob o couro cabeludo. Enquanto alguns fios estão em fase de crescimento, outros desaparecem. Este ciclo capilar se reproduz continuamente, por isso estamos sempre cabeludos. Ou quase.

 

Uma vida em três atos

Um cabelo cresce em média de 1 a 1,5 cm por mês. E ao contrário da crença popular, cortar o cabelo não vai fazê-los crescer mais rápido, porque tudo acontece na raíz. Cortar o cabelo pode dar a impressão de fortalecimento dos fios, pois elimina as pontas duplas.

 

A FASE DO CRESCIMENTO (FASE ANÁGENA)

Ela dura entre 2 e 4 anos para os homens e de 2 a 6 anos para as mulheres. Esta fase corresponde a 85% do cabelo. Durante este período, as células se multiplicam ativamente e os fios de cabelo crescem uniformemente.

 

A FASE INVOLUTIVA (FASE CATÁGENA)

Este intervalo, durante o qual a atividade se interrompe, é a fase mais curta do ciclo capilar. Ela dura entre 2 e 3 semanas e, durante estes 20 dias de transição, o crescimento para. Ela afeta 1% dos cabelos.

 

A FASE DE “MORTE” DO CABELO (FASE TELÓGENA)

Este processo de eliminação dura entre 2 e 6 meses e atinge 14% dos cabelos. Durante esta fase, os fios de cabelo morrem. Eles são, em seguida, substituídos por um outro fio de cabelo que já tenha entrado na fase anágena. Os folículos pilosos são programados para repetir este ciclo cerca de 25 vezes durante a vida de uma pessoa.

Portanto, é completamente normal perder os cabelos e até uma média de cem fios por dia não há realmente nada com que se preocupar. Para cuidar bem dos cabelos, uma alimentação saudável e equilibrada é indispensável. As massagens do couro cabeludo também são grandes aliadas da saúde dos fios, pois elas estimulam a circulação do sangue, promovendo a eliminação das células mortas.