Guia dos Dentes

Principais diferenças entre prótese fixa e prótese adesiva

Por Redação Doutíssima 13/01/2014

coroa-3

Uma prótese muito conhecida por todos os dentistas mesmo os menos experientes é a prótese adesiva que tem indicações bem específicas e pode ser muito útil, mesmo nos dias de hoje, com a facilidade dos implantes e as novas técnicas de trabalho com a porcelana. Então vamos tentar entender as principais diferenças entre prótese dentária fixa e adesiva para que você possa conhecer um pouco mais sobre o assunto e possa identificar se é seu caso para poder procurar um dentista e realizar o procedimento.

p-6

A prótese adesiva nada mais é do que uma variação de prótese fixa que se baseia em realizar um procedimento menos invasivo para recolocar artificialmente elementos dentários protéticos em espaços não muito grandes. O uso da prótese adesiva se baseia em um desgaste dentário de menor proporção possível, tentando desgastar somente o esmalte dental.

coroa-2

De forma bem simples, o dentista vai fazer pequenos desgastes nos dentes que servirão de suporte ou pilar para a estrutura da prótese que pode ser dos mais diversos materiais; desde estruturas de metal com cobertura de porcelana ou resinas, passando por estruturas totalmente em porcelana ou mesmo com fibras sintéticas. É uma prótese mais simples, feita de forma mais rápida e com possibilidades maiores de que o paciente possa voltar atrás depois, sem grandes problemas.

Antes de trabalhar somente com ortodontia, utilizava em minha clínica a prótese adesiva como uma prótese provisória em casos que o paciente vai fazer um implante mas ainda não está preparado e não pode ficar sem dente. Nesse caso, uso a prótese adesiva para que o paciente tenha a estética de volta enquanto não coloca o implante dentário. Existem vários pacientes que passam muitos anos com as próteses adesivas mas são casos de dentes em áreas não muito exigidas por forças oclusais.

coroa-4

A prótese adesiva apresenta vantagens significativas com relação ao preço que se torna bem mais barato e com relação ao procedimento em si que é bem mais simples e rápido, feito em poucas consultas e em alguns casos, sem necessidade de anestesia devido a pouca invasibilidade.

ok-3

Infelizmente é uma prótese que quando comparada com a prótese fixa propriamente dita, deixa a desejar devido desvantages no que diz respeito à resistência. Por se tratar de um preparo mais simples, a estrutura de encaixe da prótese adesiva nos dentes pilares vai ser mas delgada e com isso deixar uma maior possibilidade de fratura da estrutura. Outro fator que inviabiliza em alguns casos é a estética que pode ficar um pouco limitada.