Dança

Saiba tudo sobre o ballet fitness e malhe com classe

Por Redação Doutíssima 13/01/2014

iSculptBalletUma aula de dança que queima até 790 calorias em 30 minutos? Sim, já existe! O treino criado pela bailarina profissional e professora de educação física Betina Dantas já está conquistando o Brasil e as brasileiras. Saiba tudo sobre esta mistura de dança e exercícios físicos e vire uma bailarina fitness!

Para quem acha que conquistar uma barriga tanquinho era muito difícil e só era possível com muita musculação, está muito enganado. Aos 36 anos, a professora Betina Dantas tem um físico invejável, muito sarado e sem celulites, conquistado com o ballet fitness, técnica desenvolvida por ela mesma que tem adeptas como as blogueiras fitness Gabriela Pugliesi e Carolina Magalhães.

Betina, que é bailarina profissional e educadora física, explicou como surgiu a ideia de unir esta dança clássica e delicada com os exercícios de academia que tonificam o corpo. Conheça agora o ballet fitness!

 

“Eu dava aula de balé para crianças em uma grande academia e via as mães das meninas esperando horas até o curso acabar. Aí pensava: ‘Vão malhar! Vocês estão dentro de uma academia e ficam horas aí sentadas!’. Elas diziam que tinham pavor de musculação e academia, mas que se eu desse uma aula pra elas de ballet adulto, elas fariam.  Aí decidi usar os movimentos do ballet que ajudavam a fortalecer e a tonificar e criei o Ballet Finess, pois eu sabia e sentia no corpo como os movimentos e exercícios do Ballet definiam o corpo.  Como sou educadora física também, este conhecimento me ajudou a criar a dinâmica da aula. Comecei a pensar assim: ‘pliê com agachamento ajuda a tonificar os glúteos, então vamos fazer uma sequência’. O foco é o glúteo redondinho e uma barriga seca, falo que é a ‘aula do biquíni’”.

308708461_1280

A especialista acredita que a transformação no corpo da mulher, se for associada a uma alimentação bem equilibrada e saudável, é excelente para atingir vários objetivos de estética e de saúde! Ela garante que, em pouco tempo, os resultados já devem aparecer. Além disso, Betina afirma que apenas 30 minutos do exercício podem fazer com que o aluno perca quase 800 calorias!

 

“Após um mês de aulas, já dá para perceber a diferença no corpo. Uma pessoa que faz aulas no níveo avançado, por exemplo, chega a gastar até 794 calorias em apenas meia hora. Falo isso com embasamento na medicina esportiva. Minha aula foi monitorada pelo Dr. Franz Burini, médico do esporte e, pelos laudos, descobri todos os benefícios da minha metodologia. O ideal é que se pratique 2 a 3 aulas por semana e elas substituem a musculação – já que tem um fortalecimentos muscular muito intenso”.

 

Além de todas as vantagens, o ballet fitness é uma excelente alternativa para aqueles e aquelas que não gostam de musculação.

 

“A técnica do ballet fitness mistura exercícios do Ballet clássico, como a barra, com exercícios específicos de fitness, como flexões. O grande foco é o aumento no número de repetições dos passos e no tempo de isometria e sustentação muscular nos exercícios. Também nunca faço uma aula igual a outra e mudo sempre os exercícios para não desestimular o aluno”.