Nutrição

Tudo o que você precisa saber sobre o frozen yogurt

Por Redação Fortíssima 13/01/2014

frozen-yogurt

O iogurte congelado, ou frozen iogurte, frozen yogurt e todas suas variações, é a versão mais parecida com sorvete do nosso já conhecido iogurte (como você fazia com o iogurte que você colocava na geladeira e virava um sorvetinho). Se você é daqueles que ama sorvete, mas por conta do alto valor calórico, parou de comer, vai gostar de saber que o iogurte congelado é a sobremesa ideal para quem está em processo de emagrecimento.

Ele é basicamente iogurte desnatado batido e congelado, com os devidos conservantes, é claro. Ele pode ser servido puro ou acompanhado com os toppings, que são os acompanhamentos como frutas, granola e leite condensado.

Como comer frozen yogurt na dieta

O frozen iogurte é a escolha perfeita para quem busca manter a dieta em dia e satisfazer nossa vontade de comer doce, não é? O iogurte tem, em geral, 70% menos gordura e 50% menos calorias que o sorvete. Além disso, é rico em proteína e cálcio, alternativa até para quem não está de dieta e busca uma alimentação mais saudável, só escolha os ingredientes certos.

Escolha bem os ingredientes

Pra quem quiser emagrecer, esqueça as gotas de chocolate, paçoca, jujubas, balas, caldas de caramelo, chocolate, confete e todas as outras infinitas opções nada saudáveis disponíveis. Prefira as frutas, como morango, kiwi, manga, abacaxi, banana, framboesa… Com moderação, é claro! Acrescente cereais como a granola e voilà.

Não misture dois sabores de iogurte

Misturar seus dois sabores favoritos parece uma grande ideia, mas há uma boa razão para resistir. Depois de um tempo, nossas papilas gustativas começam a enjoar de um determinado sabor. Se você escolher apenas um (e até mesmo somente um acompanhamento), se sentirá muito mais satisfeito do que se pegar diversos.

Ficou interessada (o)? separamos algumas receitas para você, veja:

Frozen Yogurt Delícia:

Ingredientes:

  • 2 potes de iogurte natural desnatado
  • 2 colheres de leite em pó desnatado
  • 4 colheres de adoçante culinário (mas se você só tiver das gotinhas, vai esse mesmo)
  • 1 colher das de café de essência de baunilha

 

Modo de Fazer:

  • 1. Numa tigela ou vasilha que tenha tampa, coloque o iogurte com soro e tudo.
  • 3. Acrescente o leite em pó e misture bem com a colher ou fouet. Se tiver um mixer a mistura fica mais homogênea.
  • 2. Adicione o adoçante e mexa bem.
  • 3. Coloque a essência de baunilha e misture para que fique beeem incorporado.
  • 4. Leve ao congelador por 1 hora.
  • 5. Retire do congelador, ele terá formado alguns cristais de soro e água. Dê uma misturada nele, para que tudo se integre.
  • 6. Leve de volta ao congelador por mais 30 minutos.
  • 7. Misture novamente tudo para integrar bem.
  • 8. Leve ao congelador até que solidifique.
  • 9. Está pronto seu Yogo Delícia.

Dicas Pra Lamber os Dedos:

1. Eu usei adoçante culinário, mesmo sem a mistura ir ao fogo, por uma questão de textura. Como o adoçante é em pó e meio flocadinho (usei Tal e Qual), a textura fica mais cremosa.

2. Se você quiser o frozen ainda mais cremoso, pode usar iogurte grego light ao invés do natural desnatado. Só tenha cuidado pois o iogurte grego já vem adoçado (e com açúcar!), então prove o sabor para ver quanto de adoçante/açúcar precisa colocar.

3. Se você tiver outra essência que não seja a de baunilha, também pode usar.

4. Usei raspa de casca de limão para enfeitar e também agregar gostinho sem calorias.

5. Você pode ainda misturar o iogurte com geleia de morango e fazer seu frozen com saborzinho de fruta e os pedacinhos. Se não tiver da de morango, vale a geleia que você tenha em casa.

6. Na hora de servir, tire um pouquinho antes para dar uma derretidinha e pronto, só aproveitar.

7. Ah, iogurte faz bem pra pele e pra digestão, além de ser um alimento ótimo. Então, o bom do frozen é comer um alimento com gostinho de sobremesa.