Clínica Geral

10 mitos ou verdades sobre hemorroidas

Por Redação Doutíssima 14/01/2014

No imaginário coletivo, o termo hemorroida é associado a um problema vergonhoso, que as pessoas preferem guardar em segredo. Mas o que poucos sabem é que as hemorroidas são muito comuns e devem ser tratadas de forma responsável, para evitar problemas mais graves. Pensando nisso, Fortissima convidou o cirurgião geral Silvio Gabor para listar todos os mitos e verdades sobre o surgimento das hemorroidas.

 

Mitos e verdades sobre as hemorroidas

 

1 – Sangramento na região anal, principalmente ao evacuar, é sempre causado pelas hemorroidas?

 

Não. No local, podem ocorrer disfunções como fissuras anais, fístulas, inflamações e tumores, que, como a hemorroida, provocam sangramento. “O sintoma pode aparecer em decorrência de doenças do esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, reto e canal anal. As mais frequentes, e benignas, são as hemangiomas do intestino fino, males inflamatórios e infecciosos do cólon e fissura anal.

 

hemorroida

Hemorroidas são veias inchadas, inflamadas e doloridas localizadas na parte inferior do reto ou do ânus.

 

 

Já a maligna é o câncer do cólon e reto, cada vez mais comum, cujo atraso no diagnóstico piora as chances de cura. Por isso, é fundamental procurar um médico. Como o câncer de cólon e reto é comum após os 35 anos, quem atinge a faixa etária deve fazer anualmente um check-up do aparelho digestivo.

 

2 – Sexo anal pode provocar o aparecimento de hemorroidas?

 

Não há relatos de que a prática é um fator desencadeante. “O ato sexual pode causar microtraumas e fissuras na região, mas não chega a ser a causa do problema. Os cuidados com o sexo anal devem ser relacionar, sim, à prevenção de transmissão de doenças e ocorrência de lesões no local por falta de relaxamento da musculatura e lubrificação.”

 

3 – Ficar sentado muito tempo no vaso sanitário favorece o aparecimento de hemorroidas?

 

Segundo Silvio Gabor, não é o ato de ficar sentado que causa o problema, e sim o hábito que as pessoas constipadas têm de permanecer muito tempo no banheiro fazendo grande esforço para evacuar. “Dessa forma, elas aumentam pressão sobre as veias hemorroidárias. Se a pessoa apresenta um bom funcionamento intestinal, nada acontecerá se passar horas nesta posição. O problema é imprimir força excessiva.”

 

4 – Hemorroida causa câncer?

 

Hemorroida nunca vira câncer. “Alguns sintomas da doença, no entanto, são parecidos com os apresentados quando se tem câncer do reto e ânus, como sangramento. Por isso, é importante ir atrás do diagnóstico correto, especialmente quem tem mais de 50 anos”.

 

hemorroida

A maioria das gestantes sofre com as hemorroidas

 

5 – A gestação favorece a dilatação dos vasos do ânus e o surgimento de hemorroidas?

 

A maioria das grávidas têm hemorroidas, mas os sintomas geralmente são discretos e não necessitam de tratamento, apenas orientações de dieta. Os casos intensos requerem remédios. “Muitas mulheres nunca sofreram com o problema, que só aparece na gestação, em razão do aumento de peso e da pressão exercida na região pélvica. É possível também que a dilatação da veia surja durante o segundo estágio do trabalho de parto. É preciso estar atento também ao período de amamentação, quando a mãe perde muita água para fabricar o leite materno. É preciso se hidratar bastante para não ficar com as fezes ressecadas e ter propensão à hemorroida.”

 

6 – Hemorroidas sempre causam dor na região anal?

 

A dor não é um sintoma obrigatório. Sua ocorrência depende do tipo de hemorroida, sendo mais comum nas externas do que nas internas, e nas que têm saliências grandes. “As hemorroidas incomodam quando se encontram exteriorizadas, inflamadas ou quando se complicam devido à trombose. É importante saber que as hemorroidas internas tendem a ser menos sintomáticas: o único sinal indicativo pode ser a presença de sangue na evacuação. As externas, por sua vez, são em geral sintomáticas, associadas a sangramentos e dor ao evacuar e sentar.”

 

 

hemorroida

Beber ao menos oito copos de água ou de qualquer bebida descafeinada pode evitar as hemorroidas

 

7 – Alimentos picantes aumentam o risco de as hemorroidas aparecerem?

 

A ingestão de condimentos não causa hemorroida. Porém, pessoas que já desenvolveram a doença não devem consumir esses alimentos por serem irritantes em tecidos inflamados, piorando os sintomas. “A orientação para os pacientes é evitar itens cáusticos, que vão agredir as veias na saída das fezes. E priorizar uma dieta rica em fibras e abundante em líquidos.”

 

8 – Uma das melhores formas de prevenir as hemorroidas é beber muita água?

 

É obrigatório manter o processo digestivo em movimento. Para isso, vale beber pelo menos oito copos de água ou de qualquer bebida descafeinada por dia. Frutas, vegetais e grãos integrais, importantes fontes de fibras, contêm água e ajudam na hidratação. “Estes alimentos passam pelo trato digestivo sem serem atacados pelas enzimas. Conforme se locomovem, absorvem várias vezes o seu peso em água, produzindo fezes compactas, pesadas e macias, facilitando a evacuação sem necessidade de esforço”.

 

9 – Quem tem hemorroida não pode fazer musculação?

 

“A restrição vale apenas para indivíduos que apresentam a doença em grau avançado, com inflamação e dores frequentes. Exercícios intensos que envolvem levantamento de peso podem, sim, agravar a hemorroida, já que promovem um aumento da pressão nas veias da região anal.”

 

hemorroida

levantamento de peso podem agravar a hemorroida

 

10 – Pomadas aliviam os sintomas das hemorroidas?

 

As pomadas podem ser empregadas nos casos leves da doença para minimizar o desconforto, bem como no pós-operatório, mas é importante deixar claro que não curam o problema. A veia hemorroidária, uma vez dilatada, não volta ao seu estado natural só com medicações tópicas. “Algumas pomadas têm como substância básica o hamamélis, que oferece poder anti-inflamatório, a camomila, calmante, e a babosa e o confrei, que são cicatrizantes. ”

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!