Gestante

4 Dicas de preparação para uma gravidez de gêmeos

Por Redação Doutíssima 14/01/2014

4 Dicas de preparação para uma gravidez de gêmeos

Uma mulher grávida já passa por diversas mudanças, uma mulher grávida de gêmeos vivencia tudo em dobro, inclusive as alegrias. Ela passa por mudanças no corpo evidentemente e também por mudanças psicológicas que não devem ser esquecidas.

Aqui estão algumas dicas para as futuras mamães de gêmeos para se prepararem com a chegada dos novos membros da família:

Barriga_de_9_Meses_Gemeos

Gravidez de gêmeos : Compartilhar os cuidados

Até todo mundo se acostumar com todas as mudanças após o nascimento dos bebês, vai um tempo, ainda mais porque aqui no caso chegam dois de uma vez.Mas é importante que todos os familiares e amigos próximos compartilhar desse turbilhão de emoções que vocês estão sentindo no momento.

Por mais desconfortável que possa ser, aceitar ajuda dos parentes e amigos além de ajudar para uma relação maior com o recém-nascido, vai ser muito útil para você e seu tempo. Ajudas como limpeza, lavagem, compras, preparar refeições e outras tarefas relacionadas a casa são muito bem vindas.

O número de gravidez de gêmeos tem vindo a aumentar nos últimos tempos, estima-se que 1 em cada 8 gravidez é de gémeos,

Planejamento

Nas primeiras semanas dos bebês em casa, deixe a limpeza e as refeições para os outros para que você tenha o tempo todo para você e seus bebês. Isso já ajuda a estabelecer a rotina nova de alimentação, banho e dormir. Uma experiência positiva com os bebês logo no começo pode influenciar o resto das suas vidas, pois uma mãe saudável fisicamente e emocionalmente vai conseguir desfrutar melhor da vida.

Durante a gravidez de gêmeos, aqui estão algumas tarefas que você já pode ir adiantando para as primeiras semanas: congelar refeições, decidir qual tipo de fralda vai querer usar nas primeiras semanas, ir atrás de ajuda para a limpeza e refeições, estoque dos armários da cozinha e banheiro, se informar sobre supermercado e farmácias que entregam as compras.

Irmãos mais velhos

A chegada dos gêmeos é novidade para todos inclusive para as crianças mais velhas, é importante prepará-las para o aumento da família. É preciso que eles sejam conscientes que à partir de agora os pais vão ter menos tempo, pelo menos até que a nova rotina seja estabelecida.

Reserve um tempo diário para cada uma das outras crianças também, para ouvir suas histórias e opiniões desse novo estilo de vida. Comece a conversar com eles antes do nascimento para que eles também estejam preparados.

Tempo para você

A depressão pós parto é super comum e é provável que ocorra nas mamães com cansaço físico e mental. Uma pausa dos bebês é essencial para a sua saúde.

Organize com o seu parceiro ou um membro da família uma forma de você também conseguir um tempo só para você, uma pausa merecida. Atividades como ler um livro em paz, ver um fllme, ir para uma caminhada, ir para a ginástica, fazer uma massagem, um passeio com os amigos vão te fazer muito bem.