Fertilidade > Gestante

Quero engravidar: 8 Mitos sobre a fertilidade

Por Redação Doutíssima 14/01/2014

quero engravidar

Quero engravidar: E agora, o que fazer? Existem muitas concepções erradas sobre a concepção. Vamos destrinchar esse assunto para você e dizer o que é fato e o que é ficção.

Se você estiver neste momento dizendo a todos “quero engravidar”, é grande a chance de que esteja recebendo um banho de dicas e conselhos. Livros, revistas, sites, assim como amigos e parentes bem-intencionados estão repletos de sugestões. Mas como separar os mitos dos fatos? A seguir, apresentamos algumas das principais ideias errôneas a respeito da concepção.

Quero engravidar: 8 mitos sobre fertilidade

1. Suas chances de engravidar aumentam se você relaxar e parar de se preocupar com isso. Mesmo supondo que isso seja possível, não existe evidência clínica de que faça alguma diferença. Embora o estresse extremo possa afetar sua capacidade de ovular em casos muito raros, “preocupar-se com isso” – principalmente se essa preocupação consistir no monitoramento da ovulação e programação da relação sexual para coincidir com seu período mais fértil – só pode ajudar.

2. Tomar Robitussin antes de ovular aumentará a sua fertilidade. A teoria é que a guaifenesina, o ingrediente expectorante do xarope Robitussin, ajudará a afinar o muco do colo do útero da mesma forma que afina o muco dos pulmões, ajudando o espermatozoide a nadar pelo colo do útero até chegar ao óvulo. Embora a guaifenesina possa realmente resultar em um muco menos espesso, não está claro se o muco fino por si só a deixará mais fértil. A quantidade de muco é tão importante quanto sua consistência, e o Robitussin não tem qualquer efeito sobre isso.

3. Você engravidará mais rapidamente se fizer amor durante o dia, com as luzes acesas. Embora estudos tenham demonstrado que os níveis de esperma ficam um pouco mais elevados no período da manhã, não há bases clínicas para manter as luzes acesas. (Se você gosta disso, é uma outra história, logicamente).

4. Fazer sexo todos os dias aumenta as chances de engravidar. Você pode fazer sexo dez vezes por dia sem que isso resulte em gravidez se o sexo não coincidir com a ovulação. E mesmo que você tenha programado as coisas corretamente, o New England Journal of Medicine (NEJM) relata que um grande estudo não encontrou diferenças nas taxas de gravidez de casais que faziam sexo todos os dias em comparação com aqueles que faziam em dias alternados.

quero engravidar

5. Se você fizer sexo no início do período fértil, o bebê será menino; mais para o final, será menina. Existe uma velha lenda feminina que diz que o “espermatozoide masculino” (aquele com o cromossomo Y) nada mais rápido do que o feminino, mas o estudo do NEJM não apontou nenhuma diferença.

quero engravidar

6. Se seu marido andar de bicicleta, sua contagem de espermatozoides será reduzida. Se seu parceiro estiver em nível olímpico e pedalar longas distâncias, é teoricamente possível (embora não seja clinicamente comprovado) que o excesso de calor, possíveis pancadas e o atrito na região testicular afetem sua fertilidade.

7. Comer bananas não orgânicas pode deixar o homem estéril. Essa crença baseia-se em um relatório que diz que produtos químicos utilizados no cultivo de bananas apresentaram um efeito negativo sobre a contagem de esperma de trabalhadores rurais. Não há evidência clínica de que um homem que coma bananas sofra esse mesmo efeito.

quero engravidar

8. Quero engravidar: Resfriar os “jatos” do seu marido com uma bolsa de gelo pode aumentar a fertilidade dele. Como muitos mitos sobre a concepção, este tem por base um fato real: a contagem de espermatozoides tende a subir em temperaturas mais frias. Por esse motivo, um homem que esteja tentando engravidar sua esposa ou parceira é aconselhado a usar roupas de baixo folgadas (cueca samba-canção em vez de cueca justa) e a evitar banhos de banheira quentes e demorados e saunas. No entanto, como leva pelo menos dois meses para que a contagem de espermatozoides de um homem seja positivamente afetada pela temperatura mais baixa, usar uma bolsa de gelo em seu órgão genital dificilmente será uma solução prática.

quero engravidar

 

Informações úteis:

Contracepção

Mais sobre este assunto:

Como calcular o período fértil

Entenda como calcular seu ciclo menstrual

Período fértil

7 conselhos certeiros de como engravidar rapidamente

10 dicas para engravidar rápido