Maquiagem

Como manter seus pincéis de maquiagem sempre limpos

Por Redação Doutíssima 14/01/2014

pincéis de maquiagemVocê tem o hábito de limpar seus pincéis de maquiagem ou simplesmente usa, retira o excesso do produto no final e os guarda? Pois é, a maioria das mulheres nem imagina que existem produtos específicos ou maneiras caseiras para limpar os pincéis de maquiagem. Este é um hábito que poucas mulheres tem, e muitas até acham que não se deve lavar o pincel pois ele pode se deteriorar!

Na verdade, lavar os pincéis de maquiagem é um hábito muito importante. Primeiro, esse simples gesto elimina os resquícios de produtos anteriores para garantir um resultado perfeito no seu make. Imagine passar uma sombra dourada com um pincel sujinho do roxo da sua make da festa passada?! Segundo, e mais importante, ao higienizar seus pincéis de maquiagem você evita que fungos e bactérias se instalem e contaminem seus pincéis, sua maquiagem e sobretudo sua pele. Para garantir uma limpeza profunda e cuidadosa, siga as dicas que o doutíssima oferece à seguir!

 

Limpando seus pincéis de maquiagem

O processo de limpeza dos pincéis é simples e não exige nenhum esforço específico. O cuidado básico é de fazer a higienização total dos seu conjunto de pincéis pelo menos uma vez por mês. Programe-se, pois você precisará igualmente aguardar a secagem natural dos pincéis, e isso pode levar até 12 horas. Nada de querer passar o secador nos pincéis para poder usá-los.

 

Pincéis de cerdas artificiais: Para limpar esses pincéis, você deve lavá-los com água morna abundante e sabonete líquido bactericida. Deixe-os secar naturalmente sobre uma toalha em uma janela, para que eles peguem ar fresco. Esse processo de secagem pode durar até 12 horas.

 

Pincéis de cerdas naturais: A higienização desse tipo de cerdas pode ser feita com um pouco de xampu neutro e água morna em abundância. Faça movimentos circulares com o pincel ensaboado sob a água morna corrente até que saia toda a espuma. Repita o processo com uma gotinha de condicionador e deixe os pincéis secarem na sombra.

 

Existem também soluções mais práticas para o dia a dia. Você pode encontrar em farmácias ou lojas de produtos de beleza certos líquidos higienizadores específicos para pincéis de maquiagem. Eles devem ser usados toda semana nos acessórios com cerdas artificiais e a cada 15 dias nos pincéis com cerdas naturais. Contudo, não deixe de fazer a lavagem que indicamos acima, é ela que vai garantir uma eliminação total de bactérias e a revitalização do seu pincel.

 

Saiba mais:

Como se maquiar no verão

Dicas de maquiagem para as mudanças na pele durante a gravidez

Conheça os 5 pincéis essenciais para maquiagem

Aprenda a usar corretamente pincéis de maquiagem

Como fazer maquiagem metálica

Como fazer maquiagem gótica

Como fazer uma maquiagem igual à da Marilyn Monroe