Guia dos Dentes

A importância da esterilização do material na odontologia

Por Redação Doutíssima 14/01/2014

autoc-3

Um fator que poucos pacientes reparam quando vão fazer tratamentos nas clínicas odontológicas, consultórios dentários ou mesmo no atendimento público odontológico é com relação ao procedimento de esterilização utilizado pelo local. E muitos ainda nem sabem para que serve ou a importância de uma esterilização bem realizada. É um processo de vital importância no tratamento odontológico e que pode ser determinante no sucesso. Vamos conhecer um pouco melhor a esterilização do material na odontologia.

autoc-4

De acordo com as diretrizes da Anvisa, “As normas de limpeza, desinfecção e esterilização são aquelas definidas pela publicação do Ministério da saúde, Processamento de Artigos e superfícies em Estabelecimentos de Saúde, 2ª edição, 1994 – princípios ativos liberados conforme os definidos pela Portaria nº 15, SVS, de 23 de agosto de 1988, ou outras que a complementem ou substituam.”

“O procedimento de limpeza, desinfecção e esterilização é único, portanto, independente do local. Os produtos utilizados em odontologia não fogem à regra, sendo assim, tudo o que for artigo crítico terá que ser esterilizado. Os artigos semi-críticos poderão ser esterilizados ou na impossibilidade, realizada desinfecção de alto nível.”

autoc-2

Resumindo o que lemos acima, tudo que tiver em contato com sua boca, deverá estar com algum nível de esterilização. Esse nível vai estar ligado ao risco de contaminação como no caso de procedimentos que lidam com sangramentos.

“A melhor indicação de esterilização de instrumental cirúrgico é autoclave a vapor, óxido de etileno, formaldeído e peróxido de hidrogênio. O uso de formalina não permite a validação do processo.”

Há algumas possibilidades de equipamentos que podem ser utilizados nas clínicas odontológicas com a intenção de fazer uma boa esterilização. Os mais conhecidos são a estufa e a autoclave. A estufa já foi utilizada por vários anos e está aos poucos deixando lugar para a autoclave que se tornou mais eficiente no controle de infecções e contaminações.

autoc-1

Métodos como o ultra-violeta ou panelas de pressão não são confiáveis nem indicados, dê sempre preferência para a autoclave.

Para que possa ser mais facilmente entendido, são vários os microorganismos que podem causar problemas para o corpo humano e procedimentos odontológicos abrem portas para que esses microorganismos saiam ou entrem no nosso organismo. Para que isso não ocorra, é necessário matar esses microorganismos e o método responsável por isso é a esterilização. Sem ela, doenças podem ser passadas de um paciente para o outro ou infecções podem ser causadas. Uma simples cirurgia de extração de um dente pode provocar infecções fortes que precisaram de tratamentos sérios.

Com saúde não se brinca.