Clínica Geral

Mito ou verdade: canela pode acelerar a menstruação

Por Redação Doutíssima 14/01/2014

Canela

Sua menstruação está prevista para descer em uma data em que você não gostaria que ela descesse?

De fato, a menstruação pode atrapalhar alguns momentos na vida das mulheres. Você já sentiu aquela vontade de que a sua menstruação atrasasse porque você tinha que ir à praia ou até mesmo se encontrar com o seu namorado na próxima semana? A situação inversa também acontece quando você se sente ansiosa por não ter ficado menstruada ainda.

 

Tire suas dúvidas e compartilhe experiências no nosso espaço Saúde em nosso fórum de discussões.

 

Quando a menstruação atrasa, normalmente a primeira coisa que se passa pela nossa cabeça é a ideia de uma possivel gravidez, porém, existem diversos fatores que ajudam atrasar a menstruação, dentre eles estão o estresse, a depressão, uma alimentação carente em vitaminas e até anemias.

A canela pode acelerar a menstruação?

Você certamente já ouviu falar sobre isto sem saber se é verdade ou um mito. A resposta é sim, a canela pode acelera a menstruação, isso acontece pois, ela estimula a circulação sanguínea, aumenta a pressão arterial, além de causar contrações musculares que também afetam o útero. Ou seja, você consegue acelerar a sua menstruação por causa da contração uterina, que é responsável pela expulsão  do endométrio.

O que é o endométrio?

Endométrio é um tecido que reveste a parede interna do útero. Esse tecido contém vários vasos sanguíneos que são destruídos durante o período menstrual, isto acontece devido às alterações hormonais.
Logo, se você não esta grávida, o endométrio terá que ser expulso do seu organismo e este processo ocorre através da menstruação.

Atenção: A canela é um produto natural que acelera o processo de menstruação, mas, muitas vezes o resultado não é obtido imediatamente. Então depois de tomar o chá, você pode ficar menstruada depois de algumas horas, como também é possível que isso só aconteça depois de alguns dias.

cha canelat

Receita de chá de canela

Ingredientes

– 1 xícara de água
– 5 paus de canela

Para fazer o seu chá basta levar os ingredientes ao fogo e deixar ferver por aproximadamente 10 minutos, em seguida, basta coar o liquido e tomar apenas uma vez ao dia.

Importante

Existe um rumor de que o chá de canela seria abortivo, o motivo desta suspeita é provavelmente devido às contrações no útero causadas pela canela; porém, esta informação é falsa. O chá de canela não causa aborto, mas pode causar danos ao feto tais como danos ao sistema nervoso.
Então, caso você tenha tido relações sexuais sem preservativo, é importante fazer um teste de gravidez antes de tomar o chá de canela.