Relacionamento

DIVORCIO : Momento certo para uma nova relação depois do divórcio

Por Redação Doutíssima 14/01/2014

images

Se você é divorciado, ou teve terminado um relacionamento de longo prazo, parentes bem-intencionados e amigos podem incentivá-lo a começar a namorar de novo em breve. Mas como você vai saber quando é o momento certo para uma nova relação depois do divórcio?

Momento certo para uma nova relação depois do divórcio

Isso varia muito de pessoa para pessoa, diz Judith Sills, psicóloga e autora do livro “ficar nu novamente: Amizade, romance, sexo, amor e quando você divorciou, ficou viúvo, foi despejado, ou deixou de ser atraente. “Todo mundo termina um relacionamento ficando de luto pelo investimento emocional. Para algumas pessoas, isso acontece antes de sair de casa. Outros ainda estão emocionalmente casados mas após o divórcio é o fim. ”

Dena Roché começou a namorar ainda enquanto esperava pelos seus papéis do divórcio. “Ele me ajudou, porque eu tinha que ver o quanto “normal parecia”, diz Roché. “Eu também vi que o meu ex não era o único cara que gostaria de estar comigo. Ele reforçou a minha confiança para o namoro. “

Claudia Barnett precisou de algum tempo sozinha para curar o termino antes de procurar um novo relacionamento. “Seu casamento morreu, você precisa lamentar essa perda”, diz Barnett. “Para avançar, eu tinha que estar bem emocionalmente, financeiramente, mentalmente e espiritualmente. Depois que eu realizei algumas metas estabelecidas, eu sabia que era tempo.”

Aqui estão algumas dicas que especialistas dizem que você deve considerar antes de namoro:

> Se deixe levar pelos sentimentos e não pelo tempo.

Algumas pessoas estão prontas para um encontro após 2 meses, enquanto outros podem precisar de anos. Não se apresse. É importante experimentar as emoções associadas ao divórcio. Dê-se “um pouco de tempo para pensar, um pouco de tempo para se lamentar, uma pequena oportunidade de encontrar alguém”, diz Sills.

> Fique atento ao fator X:

Se você ainda está pensando sobre o que seu ex está fazendo ou quem ele está namorando, você está distraído demais para começar um relacionamento saudável. “Algumas pessoas podem namorar e até mesmo se casar só para tentar provar algo para um ex”, diz Edward M. Tauber, PhD, conselheiro de divórcio com sede na Califórnia e co-autor do livro “Encontrar o caminho certo após o divórcio”. “Você não iria namorar alguém que ainda está enroscado com um ex emocionalmente. Por que então oferecer isso para outra pessoa? “

> Você está aberto para novas experiências?

Se você estivesse em um relacionamento por um longo tempo, a idéia de começar um novo romance pode parecer assustador. Se você já tentou recentemente outras atividades que lhe trazem para fora de sua zona de conforto, você pode estar pronto para o momento. “Você já fez algo que é uma afirmação de si mesmo  em sua vida como fazer um novo amigo, começar a patricar de um novo esporte, ter um corte de cabelo” Sills pede. ” Abra seu coração para novos relacionamentos quando você estiver resistente o suficiente para suportar as desvantagens de namorar para obter as vantagens.”

> Aceite-se como uma nova pessoa.

Sua identidade não tem nada a ver com o seu status de namoro. Em vez de saltar para um novo relacionamento para evitar ficar sozinho, se dar uma chance para explorar a vida em seus próprios termos é uma ótima escolha. “Você não pode se curar a menos que você esteja fazendo isso por conta própria”, diz Tauber. “Você precisa encontrar amigos solteiros a ter uma vida social com ele.”

> As coisas mudaram desde a última vez que você estava namorando.

Não só você mudou desde seu último relacionamento, mas também sua vida social, seu círculo de amizade, e rotinas. Você pode encontrar um novo parceiro através de um amigo ou através de um site de relacionamento. “A vantagem é que você sempre vai ter uma pessoa que possa estar o mesmo que você”, diz Sills. “Quando você deixar as crianças na escola, por exemplo, pode haver uma única pessoa lá, mas você não a conhece”

> Namorar é uma decisão adulta.

Alguns pais solteiros não namoram porque eles estão preocupados com o efeito que pode ter sobre seus filhos. Você não pode deixar seus filhos tomarem as decisões por você, então não deixe que eles te digam a partir de que data você pode fazer algo. Isso é algo que você tem que decidir se você quer fazer.

Mas tenha cuidado!

“Faça uma introdução muito lenta de um novo parceiro”, diz Sills. “Deve ser uma pessoa séria, com o potencial de um relacionamento de longo prazo que queira fazer parte da família e compartilhar o contidiano.”