Guia dos Dentes

Prótese dentária flexível: pode ser uma boa solução para seus dentes

Por Redação Doutíssima 14/01/2014

aa-ppr-1

Hoje vamos falar sobre a prótese dentária flexível que pode ser uma boa solução para seus dentes, ou melhor, para a sua ausência de dentes. Antes de entrar no assunto da prótese dentária flexível, você precisa entender um pouco melhor sobre às próteses removíveis, sejam elas totais, para os pacientes que não tem nenhum dente ou às próteses parciais removíveis que englobam casos de pacientes sem alguns dentes. Tanto a PPR em acrílico quanto a PT em acrílico são muito usadas mas por serem feitas em acrílico, são de material relativamente duro que tem algumas desvantagens. Na busca de resolver essas desvantagens veio a prótese dentária flexível.

Como o nome já diz, é uma prótese que serve para recolocar artificialmente os dentes perdidos. E é flexível por ser feita de um material que pode ser facilmente dobrado mesmo possuindo características de grande resistência. São feitas com a utilização de resinas chamadas de termoplásticas que dão o caráter flexível para as próteses.

aa-ppr-3

A prótese dentária flexível apresenta diversas vantagens como:

– Não faz uso de nenhuma estrutura em metal e nem de acrílico duro.

– Ótima resistência quando comparada com às próteses removíveis em acrílico. Difícil de deformar ou de quebrar.

– Resistência considerável a manchamentos ou colorações.

– Assim como as outras próteses, possui várias opções de cores podendo abranger um grande número de casos.

aa-ppr-2

De acordo com alguns pacientes, você pode “dar com ela na parede que ela volta e cai direto na sua boca, parece um sapo”. A tecnologia já permite realizar prótese dentária flexível com vários elementos dentários e com bastante segurança. Acredito ser uma opção bem viável para os pacientes que se sentem desconfortáveis com as próteses convencionais.

Muitos pacientes tem dificuldades de utilização das próteses removíveis convencionais e precisam de novas possibilidades para poder reabilitar o seu sistema mastigatório. Uma outra opção seria o sistema de implantes dentários mas ainda é considerado um tabu para alguns, seja pelo preço ou pelo pré, trans e pós cirúrgico que pode assustar um pouco algumas pessoas. E nesse caminho entre às próteses removíveis convencionais e os implantes que aparecem as próteses flexíveis melhorando o conforto de muitos pacientes.

Por se tratar de um equipamento relativamente novo, muitos laboratórios ainda não possuem o necessário para fazer a prótese flexível e os que já tem, ainda estão com certas dúvidas mas já podemos achar grandes laboratórios que já dominam a técnica. Fale com seu dentista e escolha a prótese flexível para substituir a sua velha dentadura.