Gravidez Semana a Semana

Gravidez semana a semana: terceira semana de gestação

Por Redação Doutíssima 15/01/2014

terceira semana de gestação

Você chegou na terceira semana de gestação?! Parabéns, você já pode ser oficialmente considerada mamãe (e parabéns ao papai também). Ainda continua sendo cedo para você se sentir grávida. As mulheres que descobrem a gravidez nesse período ou já estão tentando engravidar ou desconfiam e fazem o teste logo após uma relação sexual desprotegida. Mas na terceira semana de gestação, o óvulo já foi fecundado e já há um embrião, por isso na terceira semana é possível detectar a gravidez com qualquer tipo de teste.

A terceira semana de gestação

Na terceira semana de gestação o zigoto, que é a união do espermatozoide e do óvulo, se implanta no endométrio (a parede que reveste o útero). Devido à essa união, a mulher pode ter um pequeno sangramento, mas esse sangramento não prejudica a gravidez. Também pode haver um corrimento vaginal intenso, um processo que é chamado de nidação. Fora isso, a mulher ainda não manifesta nenhum sintoma de gravidez. Só mesmo se você estiver muito atenta e conhecer bem o seu corpo poderá suspeitar da gravidez.

O zigoto continua a se multiplicar e desenvolver-se em grande velocidade. Quando ele se implanta no útero, começa o processo de formação da placenta. A placenta tem um papel muito importante durante toda a gestação pois é ela que alimenta o bebê dentro do útero.  Parte do peso extra que a balança indica para a mulher durante a gravidez está na placenta. No final da gestação, a placenta pode atingir o peso de até 400 gramas!

 

Se você já descobriu a gravidez…

É hora de buscar o auxílio médico para começar a se informar sobre o processo de pré-natal que irá seguir ao longo da gestação e tudo mais que seja relevante à esse período. Nessa terceira semana, os médicos já começam a indicar suplementos vitamínicos pré-natais que complementam a alimentação deita pela gestante.

É importante não ocultar nenhuma informação do médico. Pense em contar-lhe até mesmo detalhes que você julgar desimportantes. Fale sobre seus hábitos, conte se já teve vícios, doenças, operações, etc. As mamães vegetarianas devem ter uma atenção especial durante a gestação. Quando a mulher segue uma dieta estritamente vegetariana ou vegan é necessária fazer uma reposição de vitamina B 12, ingerindo suplementos.

Cálcio e ferro são suplementos também de grande importância para toda mulher grávida. O ferro auxilia a gestante no processo de aumento da quantidade de sangue do corpo, pois agora a mulher produz sangue para si e para o bebê. Ótimas fontes naturais de ferro e cálcio são ovos, legumes, folhas verdes escuras e carnes vermelhas.

Saiba mais

Gravidez semana a semana

Primeira semana

Segunda semana

Quarta semana

Quinta semana

Sexta semana

Sétima semana