Esporte

Hot Pilates: nova sensação que deve chegar em breve no Brasil

Por Mayara Pinheiro 15/01/2014

article-2257226-16C0EA68000005DC-803_634x420

Muitos de vocês já devem ter ouvido sobre o hot yoga! Agora chegou a vez do Hot Pilates, mais uma novidade em primeira mão, que você so encontra aqui no Doutíssima.

Ano passado, quando eu ainda morava em Los Angeles, o hot Pilates era a última sensação do momento! Muitos famosos como Madonna, Jennifer Aniston entre outros já estavam aderindo a moda. E como era previsto, esta modalidade se espalhou por todo mundo, inclusive já chegou na América Latina (Argentina) e  em breve estará chegando no Brasil. A atriz e modelo Bárbara Paz já confirmou que irá inaugurará em breve uma academia com hot Pilates no Rio de Janeiro.

Aonde surgiu esta ideia de hot Pilates?

A prática foi adotada inicialmente por dançarinos profissionais em os EUA como uma forma eficaz de recuperação após a lesão, mas agora é praticada em todo o mundo.

Como funciona o hot Pilates?

hot_pilates_2

A ideia é simples: fazer basicamente os mesmo exercícios do Pilates dentro de uma cápsula de vidro aquecida e/ou uma sala aquecida numa temperatura em torno de 35 graus Celsius.

Lembrando que: o Pilates é um sistema de exercícios que se concentra em alongamento e fortalecimento de todo o corpo para melhorar o equilíbrio, músculo-força, flexibilidade e postura.

Quais são os principais benefícios de saúde do hot Pilates?

article-2257226-16C0EA64000005DC-270_634x458

O calor oferece inúmeros benefícios para nossa saúde como:

• Desintoxicação – a transpiração adicional, acredite ou não, é realmente benéfico! O corpo pode liberar suas toxinas internas, permitindo a re-hidratação!
• Tecido Conjuntivo Saudável – o calor permite que o corpo possa se esticar mais, assim irá lubrificar o tecido conjuntivo do seu corpo, ou seja, lhe dá maior flexibilidade e energia.
• Um sistema imunológico saudável – temperaturas quentes não são condições adequadas para os vírus de crescimento, ou seja, permitirá que o seu corpo melhore a capacidade de combater infecções. Além disso, o calor aumenta a produção de células brancas do sangue, que também combater a infecção.
• Perda de peso – a transpiração só vai perder um pouco de peso a cada vez, mas de forma mais substancial, o alongamento constrói mais massa muscular, queimará mais gordura e aumentando a perda de peso. Se você tiver o auxilio de uma nutricionista, ajudando numa dieta saudável, o efeito será ainda mais rápido

“São criadas sequências específicas para atingir diferentes áreas do corpo”, explicou Roxanna Lissa, dona de sete academias especializadas em hot Pilates só para mulheres na Argentina e uma na Califórnia. “O lance dos exercícios feitos nessa cápsula é serem de repetições rápidas para manter a freqüência cardíaca bem alta. Os movimentos são curtinhos, mas bem intensos e localizados”, explicou Roxanna.

hotpilates_1

E o preço de cada sessões?

Infelizmente acredito que o preço será um pouco salgado no começo, assim como era o Pilates com auxílio de aparelhos. Porém com o tempo acredito que este preço diminuirá um pouco. Nos EUA as sessões custam em torno de U$ 125 dólares. Vamos aguardar para saber quanto sairá aqui no Brasil.

Você não vai ficar de fora dessa? Fique de olho que em breve estará disponível em todo o país.