Filhos

5 Benefícios da soneca do bebê

Por Redação Doutíssima 16/01/2014

bebe-menino-moreno

Para que o bebê se desenvolva da melhor maneira e de forma correta são necessários vários cuidados, como a amamentação exclusiva até os 6 meses de idade e, após essa idade, uma alimentação rica em nutrientes, além do fator mais importante: O sono. Não importa o horário, a soneca é fundamental para o desenvolvimento da criança.

A famosa soneca da tarde deve ser cultivado até os cinco anos, aproximadamente. O tempo deste descanso varia conforme a idade e a necessidade de cada criança e não interfere no sono da noite. E uma coisa é certa: dormir bem faz com que a criança aproveite melhor as horas em que está acordada, reduz a ansiedade e até previne contra a obesidade infantil. Veja como os benefícios da soneca podem favorecer o desenvolvimento da criança.

1- Melhora a coordenação motora

tiny251007_00168 Shiri

O aprendizado da criança não para no momento em que ela vai dormir. Levando a mão à boca, pegando em seu pezinho e até tentando se movimentar no berço ela melhora a coordenação motora e desenvolve a noção espacial do próprio corpo. Todos esses conhecimentos são arquivados durante o sono e aprimorados ao longo do tempo.

2- Ajuda no desenvolvimento cognitivo

?????????????????????????????????????????????????????

O sono é uma atividade que repousa o cérebro e estimula o inconsciente, arquivando todas as informações novas absorvidas ao longo do dia. É necessário esvaziar a mente após um dia cheio para poder apreender mais informações e ser capaz até de criar associações, como a de sentir vontade de fazer xixi e ir ao banheiro.

3- Melhora a produtividade

melhora

Ficar sonolento durante o dia prejudica o aprendizado e afeta capacidade de prestar atenção da criança, diminuindo, assim, sua produtividade. Além disso, é durante o sono que grande parte das informações apreendidas e tarefas realizadas ao longo do dia são arquivadas e memorizadas. Por isso, essa soneca da tarde não só recarrega as baterias da criança como ainda ajuda a solidificar os novos conhecimentos.

4- Reduz a ansiedade

reduz

A falta de sono excita todo o organismo da criança e ela fica ansiosa. Mesmo estando exausto, o bebê vai querer ficar acordado. Cabe aos pais reconhecer os sinais do cansaço e proporcionar um ambiente favorável ao sono. Privar a criança desse período de relaxamento afeta o desenvolvimento dela e pode até prejudicar a liberação do hormônio responsável pelo crescimento.

5- Diminui a irritação

como-aliviar-a-dor-dos-primeiros-dentes

Há duas razões principais para uma criança se mostrar irritada: fome ou sono. O problema é que, dependendo da idade, ela não sabe como expressar o que está sentindo. A mãe só sabe que existe um desconforto porque o bebê chora sem parar. Assim, se você já checou todas as possíveis causas da irritação e chegou à conclusão de que a criança está cansada, leve-a para um ambiente sem barulho, com baixa luminosidade e seja paciente para que ela pegue no sono.