Maquiagem

Visual dark: aprenda a fazer uma maquiagem gótica

Por Redação Doutíssima 16/01/2014

Um olho preto esfumado, um batom vermelho ou roxo e um delineador bem marcado. O que esses elementos têm em comum? Todos são característicos da maquiagem gótica e de um visual mais dark. O mais legal é que todas as mulheres podem tanto adotar esse look permanentemente, quanto investir nele para uma noite única.

Algumas cantoras adeptas de um visual marcante e na linha rock’n’roll demonstram muito bem todo o poder de uma maquiagem gótica. Líder da banda “Pretty Reckless”, Taylor Momsen não abre mão de um olho com sombra escura e lápis preto. Ela é um perfeito exemplo de como esse look é marcante e sofisticado.

maquiagem doutíssima istock getty images

Maquiagem gótica é marcante e combina com o olho esfumado. Foto: iStock, Getty Images

Maquiagem gótica: como fazer?

Como o make dark é feito através da combinação de vários produtos e tonalidades escurecidas, é imprescindível preparar bem o rosto antes de começar a produção. Uma boa dica é limpar a pele lavando a face para, então, aplicar um primer com o intuito de garantir a durabilidade do look.

O objetivo da maquiagem gótica é deixar os pontos marcados – como a boca e as pálpebras – em evidência na fisionomia. Por isso, é importante cobrir espinhas, olheiras e manchas com um corretivo na mesma tonalidade de sua pele. Aplique o produto com o auxílio de um pincel ou através de batidinhas com os dedos.

Em seguida, entra a base com o propósito de uniformizar a pele e esconder quaisquer imperfeições no rosto. Todo esse cuidado com a aparência geral da face ajuda a valorizar o resultado final, por isso é tão importante.

Na sequência, vem a parte mais divertida: as sombras. Na maquiagem gótica, é interessante trabalhar com um degradê. Comece aplicando uma tonalidade metalizada, como o cinza, por toda a pálpebra móvel. Depois, utilize um lápis preto para delinear o canto dos olhos, onde será utilizada a sombra escura.

Para aplicar a sombra preta, a dica é utilizar um pincel chanfrado para esfumar a região do côncavo até o canto do olho, onde deve prevalecer o tom mais escurecido. Se quiser ousar e misturar mais uma cor na produção, aplique uma sombra marrom chocolate opaca no entorno do preto. Arremate o olhar com a máscara para cílios.

Se um pouco de pigmento da sombra escura cair em alguma outra região do rosto, não se assuste. Isso é normal. Para corrigir o probleminha, recorra novamente ao corretivo: retire o excesso com um algodão e reaplique o produto para apagar o “borrado”.

O batom também é um cosmético indispensável no make gótico. Se você quiser um visual totalmente dark, invista em cores como roxo ou vermelho escuro, que estão em alta. Já se preferir deixar o destaque exclusivamente por conta dos olhos, preencha os lábios com um batom nude.

Celebridades adeptas do make

Se você estiver buscando referências para um make gótico, inspire-se nas produções com olho marcado de Demi Lovato e Kristen Stewart. Elas adoram investir, eventualmente, em sombras escurecidas e batons com tons profundos nos lábios.

Blogueiras como Camila Coelho e Vic Ceridono também já apresentaram tutoriais de maquiagem com o olho bem marcado. Para quem gosta de cores fortes nos lábios, a cantora Lorde é uma verdadeira fonte de inspiração.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!