Filhos

Como fazer uma massagem em bebês

Por Redação Doutíssima 16/01/2014

Mais uma noite em claro se passa, o seu bebê fica super agitado, não consegue dormir, tem pesadelos e mal-estar. Estes sintomas podem ser facilmente resolvidos com uma massagem relaxante e com muito amor, logo o seu bebê vai se acalmar e pegar no sono rapidamente.

Mother massaging  baby

Preparamos o guia passo a passo da técnica de massagem de origem indiana chamada Shantala, ela é recomendada para crianças de 0 a 5 anos. Antes de dar inicio ao procedimento, tenha certeza de que o seu filhos está corretamente alimentado e sem vontade de ir ao banheiro, pois assim ele pode cair no sono logo em seguida. Outra dica importante é preparar um ambiente pacífico para que ele entre em um clima agradável e tranquilo. Você pode dminuir a intensidade da luz do lugar, colocar uma música calma e deitá-lo de barriga para cima em um lugar bem confortável. Se você quiser, você pode usar uma quantia bem pequena de óleo vegetal, assim ele não corre o risco de ficar com a pele irritada e o óleo vai te ajudar com os movimentos durante a massagem. Vamos lá:

  1. Primeiramente, aqueça as mãos ao esfregar uma mão na outra. Aplique um pouco do óleo vegetal e esfregue mais um pouco. A cada vez que você mudar de região do corpo do seu filho, aplique mais óleo em suas mãos. Os movimentos podem ser repetidos até 10 vezes.
  2. Vamos começar pelo tronco do bebê. A partir do peito, deslize suas mãos em direção as axilas, depois massageie em direção aos ombros até chegar em baixo de suas orelhas.
  3. Segure os pulsos da criança e como se fosse uma pulseira, faça movimentos em círculo com uma das mãos e com a outra segure seu ombro. Movimente a mão como se ela fosse de um pulso ao outro, deslizando a “pulseira”pelo corpo do seu filho. Repita o movimento no sentido contrário.
  4. Movimente as duas mãos torcendo-as suavemente, como se fossem roscas, do ombro até o pulso do bebê, repetindo no outro braço.
  5. Aperte delicadamente os dedos do seu filho, um de cada vez, começando pelo polegar de cada mão.
  6. Realize movimentos na região da barriga com a sua mão fechada, depois passe para a região das pernas.
  7.  Como fizemos no procedimento número três, faça a “pulseira” agora passar pelas pernas, começando pelo tornozelo da criança em ir até a altura da virilha de encontro com a outra mão.
  8. Não se esqueça de seus pézinhos, faça uma massagem incluindo os dedos.
  9. Conforme o procedimento 4, realize o movimento da rosca aqui iniciando pela sua coxa até o seu pé e repita na outra perna.
  10. Aperte delicadamente os dedos dos pés, um de cada vez.

Você vai ver os resultados rapidamente depois da massagem, quando o seu filho já estiver dormindo calmo e tranquilo.