Filhos

Brincadeiras e atividades para crianças entre 5 e 10 anos

Por Redação Doutíssima 17/01/2014

crianças-brincando-nopatio

O final de semana se aproxima e você já está se preparando para ficar com as crianças?
Passar o final de semana com os filhos é muito bom, porém, muitas vezes é difícil ter criatividade para encontrar jogos e atividades para distraí-los.
Deixar os filhos na frente da televisão o dia inteiro não é a melhor coisa a se fazer, pois, existem diversas brincadeiras e atividades simples que você pode fazer com crianças de 5 à 9 anos. Confira as nossas dicas e divirta-se com eles:

Pintura – Ideal para os dias de chuva, quando não se pode fazer atividades do lado de fora. As crianças desta idade adoram desenhar e pintar. Então, aproveite! Reúna as crianças em torno de uma mesa, separe vários pincéis e curta bastante este momento colorido com elas.

Jogos educativos – Jogos como quebra-cabeça, adivinhação, jogo da memoria, dama e xadrez são ótimos pois estimulam a capacidade de raciocínio da criança e também são ideais para um dia de chuva.

Elefante colorido – Este jogo é muito divertido e ideal para ser feito em um parque ou em uma quadra. No jogo, uma criança é o mestre que fica na frente das outras crianças e diz : “Elefante colorido!” E as outras respondem “Que cor ?” O mestre responde e as crianças saem correndo para tocar na cor escolhida.
Se alguma criança não achar a cor escolhida, o mestre pode lhe fazer pagar uma prenda, como cantar, dançar ou imitar uma animal ou fazer uma mimica engraçada .
Quem ficar por último ganha o jogo.

criancas-brincando

O mestre mandou – As crianças escolhem um participante para ser o mestre. As demais vão obedecer a ele. O mestre começa a brincadeira falando: “o mestre mandou”, por exemplo: “o mestre mandou dançar”. Quem não dançar sai, quem dançar continua. E assim vai até que sobre somente uma pessoa, que será o novo mestre.

Culinária – Esta é uma atividade que muitas crianças se divertem ao fazer, pois elas se sentem grandes quando ajudam um adulto a preparar receitas. Não tem nada de mal uma criança ajudar a preparar uma receita na cozinha, porém é preciso ter alguns cuidados enquanto ela está te ajudando. Nunca a deixe sozinha perto do fogão ou de objetos cortantes para evitar acidentes, além de manter fora do alcance produtos nocivos à saúde ou objetos que a criança possa engolir.

Morto vivo: Esta é a velha e boa brincadeira que todo mundo adora. As crianças ficam em pé formando uma fileira e uma pessoa é escolhida para ser o mestre. Quando o mestre grita “morto”, os participantes se agacham e quando ele grita “vivo”, os participantes ficam em pé. Aos poucos, o mestre vai aumentando a velocidade. Quem errar, sai da brincadeira. Quem conseguir ficar até o final, ganha.