[the_ad_group id="16401"]
Vitaminas

Descubra os sintomas da falta de Vitamina B12 no seu corpo

Por Redação Doutíssima 17/01/2014

A falta de vitamina B12 no corpo pode ser identificada através de anemia acompanhada às vezes por uma dificuldade ao andar e formigamentos principalmente nas pernas, pés e mãos.

Outros sintomas recorrentes são palidez, inchaço, hiperpigmentação da pele e fraqueza muscular. Há sinais menos frequentes como inflamação na língua, má absorção de nutrientes, infertilidade e tromboses.

A vitamina B12 é essencial para o funcionamento do nosso organismo, ela ajuda na formação, integridade e maturação das hemácias. A sua deficiência,  faz com que elas aumentem de volume e núcleo aumente de tamanho ficando desproporcional ao do citoplasma. O local em que são produzidas, a medula óssea recebe um aumento do seu número de céulas tão grande que o aspecto simula o das leucemias.

vitaminab

A B12 é uma vitamina essencial para a manutenção  e desenvolvimento das funções do sistema nervoso. Com a sua ausência, como uma capa de proteção protege os fios elétricos, a mielina ( que cobre os nervos) fica desgastada, esse desgaste chama desmielinização. Ele pode acontecer em neurônios de nervos periféricos e em neurônios de substância branca do cérebro.

Para não sofrer de deficiência, os alimentos de origem animal são fontes importantes de vitamina B12. Mas há algumas condições para que elas sejam absorvidas, o tubo digestivo depende de fatores intrísecos encontrados em um grupo especial de células do estômago e de receptores localizados no íleo.

Anemia

A perda desse fator intrínseco produzido pelas células parietais é uma das causas mais frequentes da falta de vitamina B12. O que resulta em uma Anemia perniciosa.

A anemia perniciosa ocorre devido a um mecanismo autoimune onde a própria resposta imunológica destrói as células parietais do estômago. E assim, ocorre uma perda do fator intrínseco necessário para a ligação com a vitamina B12 consumida.

Algumas doenças como diabetes do tipo 1, vitiligo e doenças que afetam a tireoide, podem aumentar o risco de contrair anemia perniciosa.

anemia

A doença no entanto não é extremamente comum, com 50 a 4.000 casos em cada cel mil pessoas. Ela é encontrada mais em descendentes de africanos e europeus do que em asiáticos.

Filhos de mães portadoras de deficiência de B12 que foram exclusivamente alimentados com o leite materno, podem apresentar anemia, hipotrofia cerebral, retardo de desenvolvimento, hipotonia muscular, perda de apetite, irritabilidade, tremores, letargia e coma a partir dos quatro meses de idade.

No entanto, quanto mais demorar para tratar a deficiência, mais lenta e incompleta a recuperação será, pois a reposição ocorre de forma rápida no quadro.


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]